Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
23 de novembro de 2024

1934 Brasil nas Copas

Bola Federale 102 (Copa 1934)/Divulgação

1934 Brasil nas Copas

  • Sylvio Maestrelli

A Copa do Mundo de 1934 foi realizada na Itália. Vencedor: Itália.

A partida final terminou Itália 2×1 Tchecoslováquia, na prorrogação, e o Mundial foi transmitido pelo rádio para 12 países.

Como em 1930 os europeus boicotaram a Copa do Mundo no Uruguai, os uruguaios se recusaram a participar do torneio e de buscar seu possível segundo título na Itália. Argentina e Brasil representaram o continente sul-americano no torneio, que contava com 16 equipes em sistema mata-mata. No entanto, ambos foram eliminados logo na primeira rodada.

Na América do Sul, as competições entre países estavam interrompidas pelas brigas e confusões que usualmente aconteciam nos confrontos. Além disso, a Itália naturalizou alguns craques argentinos que tinham descendência italiana (Guaita, Monti e Orsi) e o brasileiro Filó (Guarisi) para defenderem sua seleção, tornando-a ainda mais competitiva. E campeã.

Particularmente no Brasil, o problema de 1930 se repetia: brigas entre dirigentes paulistas e cariocas que envolviam, além do conflito, amadorismo x profissionalismo, clubismos. Resultado: a grande equipe do período entre 1930 e 1935 em São Paulo, o Palestra Itália (futuro Palmeiras), não cedeu seus atletas e a Seleção praticamente se restringiu ao ótimo time do Botafogo (dominante no Rio de Janeiro), enxertado por outros jogadores cariocas e alguns do São Paulo. Domingos da Guia, nosso melhor zagueiro, que jogava no Nacional, do Uruguai, também não se fez presente pois a CBD não quis arcar com uma quantia exigida para o time liberá-lo.

Caímos para a poderosa Espanha por 3×1 na estreia e fomos eliminados, registrando ali nossa pior participação em copas: 14º (antepenúltimo) lugar! E levamos apenas 17 jogadores. A Itália conquistou o título, batendo a Checoslováquia na final, na prorrogação, por 2×1.

Em razão dos conflitos, não houve pré-convocação. Para ilustrar o clima reinante, o Palestra Itália escondeu seus jogadores numa fazenda na cidade de Matão (SP), para evitar o assédio da CDB sobre eles.

Foram para a Copa

Goleiros – Pedrosa (Botafogo) e Germano (Flamengo)

Defensores – Luiz Luz (Grêmio), Otacilio (Botafogo) e Silvio (São Paulo)

Médios – Ariel (Botafogo), Waldyr (Botafogo), Martim Silveira (Botafogo), Canali (Botafogo), Tinoco (Vasco)

Atacantes – Luisinho (São Paulo), Waldemar de Brito (São Paulo), Armandinho (São Paulo), Leônidas da Silva (Vasco), Carvalho Leite (Botafogo), Patesko (Nacional, de Montevidéu) e Atila (Botafogo)

*SYLVIO MAESTRELLI, educador e apaixonado por futebol

Acompanhe aqui nossa série sobre a participação do Brasil em todas as Copas

https://giramundo.blog.br/category/esportes/

Fontes

Gazeta Esportiva, Placar, Imortais do Futebol, Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Todas as Copas do Mundo (Orlando Duarte), Futebol Coruja, Futebol Clássico, FIFA, CONMEBOL, CBF, Lance, OGOL.COM.BR, Trivela, Jornal dos Sports e outros

©