Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
21 de novembro de 2024

1962 Brasil nas Copas

Bola Mr. Crack (Copa 1962)/Divulgação

1962 Brasil nas Copas

  • Sylvio Maestrelli

A Copa do Mundo de 1962 foi realizada no Chile. Vencedor: Brasil.

A Seleção Brasileira chegou embalada no Chile e ganhou o bicampeonato ao vencer a final Brasil 3×1 Tchecoslováquia. Um detalhe curioso: Garrincha havia sido expulso na semifinal e iria cumprir suspensão automática no último jogo do torneio, mas um pedido pessoal do presidente chileno Jorge Alessandri foi atendido e Mané brilhou em campo na vitória contra os tchecos.

Depois da brilhante conquista em 1958, na Suécia, o lema para 1962 foi: “Em time campeão, se mexe o mínimo possível”. Com a mesma estrutura campeã, um novo técnico (Aymoré Moreira, muito querido pelos jogadores), um time veterano e experiente, agregado por novas revelações (como Coutinho e Amarildo), o bi veio no Chile, também de forma invicta, vencendo os checos por 3×1 na final, depois de derrotar ingleses (nas quartas) e chilenos (donos da casa, nas semi) em memoráveis exibições.

Durante a competição tivemos baixas significativas: os titulares Coutinho e Pepe se contundiram nos amistosos antes do Mundial e Pelé no segundo jogo, contra os checos. Lembremos que esses três atletas compunham o ataque santista, melhor time do mundo na época. No entanto, naquela época áurea tínhamos muitos craques e vencemos com autoridade o Mundial, com Garrincha sendo para o Brasil o que Maradona seria para a Argentina em 1986 – o fator de desequilíbrio! E notem que vários outros grandes jogadores ficaram de fora.

FORAM PARA A COPA OS FUTUROS BICAMPEÕES

Goleiros – Gilmar (Santos) e Castilho (Fluminense)

Defensores – Djalma Santos (Palmeiras), Mauro (Santos), Zózimo (Bangu), Nilton Santos (Botafogo), Jair Marinho (Fluminense), Bellini (São Paulo), Jurandir (São Paulo) e Altair (Fluminense)

Linha média – Zito (Santos), Didi (Botafogo), Zequinha (Palmeiras) e Mengálvio (Santos)

Atacantes – Garrincha (Botafogo), Vavá (Palmeiras), Pelé (Santos), Zagalo (Botafogo), Jair da Costa (Portuguesa), Coutinho (Santos), Amarildo (Botafogo) e Pepe (Santos)

LISTA DE ESPERA (OS DEMAIS, COMPLETANDO 40)

Goleiros – Valdir Moraes (Palmeiras) e Laercio (Santos)

Defensores – De Sordi (São Paulo), Joel Martins (Botafogo), Airton Pavilhão (Grêmio), Djalma Dias (América), Aldemar (Palmeiras), Calvet (Santos), Ivan (América), Rildo (Botafogo) e Barbosinha (Vasco)

Linha média – Carlinhos (Flamengo) e Benê (São Paulo)

Atacantes – Julinho Botelho (Palmeiras), Quarentinha (Botafogo), Germano (Flamengo), Ney (Corinthians) e Prado (São Paulo)

CORTADOS, ANTES DA LISTA DE 40

Geraldo Scotto (Palmeiras), Chinesinho (Palmeiras), Dorval (Santos), Servílio (Portuguesa), Gerson (Flamengo – por contusão, estaria disputando vaga nos 22 com Mengálvio).

NOTA: por não ter sido chamado desde o início das convocações, o atacante Mazzola (José João Altafini), campeão em 58, naturalizou-se italiano e optou por defender a Itália Na Copa do Chile.

*SYLVIO MAESTRELLI, educador e apaixonado por futebol

Acompanhe aqui nossa série sobre a participação do Brasil em todas as Copas

https://giramundo.blog.br/category/esportes/

Fontes

Gazeta Esportiva, Placar, Imortais do Futebol, Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Todas as Copas do Mundo (Orlando Duarte), Futebol Coruja, Futebol Clássico, FIFA, CONMEBOL, CBF, Lance, OGOL.COM.BR, Trivela, Jornal dos Sports e outros

©