Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
7 de novembro de 2024

2018 Brasil nas Copas

Bola Telstar 18 (Copa 2018)/Divulgação

2018 Brasil nas Copas

  • Sylvio Maestrelli

A Copa do Mundo de 2018 foi realizada na Rússia. Vencedor: França.

A final França 4×2 Croácia deu aos franceses seu bicampeonato. Foi a primeira Copa a utilizar o Video Assistant Referee (VAR), sistema auxiliar de arbitragem por meio de imagens de vídeo. O jogador Kylian Mbappé foi uma das sensações da Copa e tornou-se o segundo jogador mais jovem a disputar e fazer gol em uma decisão de Copa do Mundo, aos 19 anos – o mais novo continua sendo Pelé, que brilhou na final de 1958, na Suécia, com apenas 17 anos. Ambos balançaram as redes adversárias (Pelé, 2 e Mbappé, 1) nas suas partidas históricas, em que saíram de campo campeões do mundo pela primeira vez.

Na ressaca do desastre na Copa 2014, contra todos os prognósticos a CBF chamou novamente Dunga para comandar a Seleção Brasileira, em substituição à desgastada dupla Felipão-Parreira.

Sob o comando do novo técnico, o Brasil fracassou nas duas competições oficiais que disputou: eliminado nas quartas de final da Copa América 2015 e, com desempenho pífio, na fase de grupos da Copa América Centenário, em 2016. Paralelamente, também fez campanha irregular nas Eliminatórias e o risco de não irmos à Rússia em 2018 foi real.

Aqueles desempenhos ruins fizeram com que a CBF, atendendo clamor popular e da imprensa esportiva, demitisse Dunga e convidasse Tite para o cargo. Com o novo treinador o time embalou, conseguiu uma sequência sensacional de nove vitórias consecutivas nas Eliminatórias e conquistou a vaga para o Mundial com tranquilidade, em primeiro lugar.

Já na Copa, mesmo com o time na condição de um dos favoritos ao título, vários jogadores tiveram desempenho bastante abaixo do esperado. Mesmo assim, passamos em primeiro lugar na fase de grupos, derrotamos os mexicanos nas oitavas, mas caímos diante da ótima seleção da Bélgica por 2×1 nas quartas de final, terminando a competição em sexto lugar. A decepção dos torcedores foi grande, já que havia muita expectativa em relação àquela campanha.

Entre as explicações encontradas para nossa eliminação, algumas tiveram destaque: a supervalorização, pela mídia, de jogadores apenas medianos, rotulados de craques; a dependência do time em relação ao seu melhor jogador, Neymar; a insistência de Tite em manter como titulares, na Copa, jogadores de sua confiança que não estavam jogando bem; a convocação de alguns atletas que apresentavam problemas físicos e se encontravam fora das condições ideais, como Renato Augusto, Fred e Douglas Costa; e, finalmente, a falta de surgimento de craques nas novas gerações (o Brasil sequer conseguiu se classificar para os Mundiais Sub-20 2013 e 2017). O cenário persistiu depois da Copa e em 2019 batemos um recorde negativo: não fomos ao Sub-20, eliminados, e não conseguimos nos classificar para o Sub-17 – só participamos porque o Peru desistiu de sediar o torneio e ele foi transferido para o Brasil. Paradoxalmente, fomos campeões aqui.

Como em Copas anteriores, alguns jogadores que teriam condição de estar na Rússia foram preteridos na lista final.

FORAM PARA A COPA

Goleiros – Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians)

Defensores – Danilo (Manchester City), Fagner (Corinthians), Thiago Silva (PSG), Miranda (Internazionale), Marquinhos (PSG), Pedro Geromel (Grêmio), Marcelo (Real Madrid) e Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Meio-campistas – Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Barcelona) e Renato Augusto (Beijing)

Atacantes – Willian (Chelsea), Taison (Shakhtar), Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool), Neymar (PSG) e Douglas Costa (Juventus)

Cortado por contusão – Daniel Alves (Juventus), substituído por Fagner (Corinthians)

PRÉ-SELECIONADOS

Defensores – Rafinha (Bayern Munique), Gil (Corinthians), Rodrigo Caio (São Paulo) e Alex Sandro (Juventus)

Meio-campistas – Luiz Gustavo (Wolfsburg), Oscar (Chelsea), Elias (Corinthians), Lucas Lima (Santos) e Giuliano (Zenit)

Atacantes – Hulk (Zenit), Diego Souza (Sport), Luan (Grêmio), Ricardo Oliveira (Santos), Jonas (Benfica) e Kaká (Orlando)

*SYLVIO MAESTRELLI, educador e apaixonado por futebol

Acompanhe aqui a nossa série sobre a participação do Brasil em todas as Copas

https://giramundo.blog.br/category/esportes/

Fontes

Gazeta Esportiva, Placar, Imortais do Futebol, Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Todas as Copas do Mundo (Orlando Duarte), Futebol Coruja, Futebol Clássico, FIFA, CONMEBOL, CBF, Lance, OGOL.COM.BR, Trivela, Jornal dos Sports e outros

©