Foto: Wilfried Pohnke/Pixabay
Covid: quando tomar a 4ª dose da vacina?
- Heraldo Palmeira
Os especialistas estão divididos a respeito do melhor momento para tomar a 4ª dose da vacina contra a covid, que representa a 2ª dose de reforço. A discussão é oportuna, pois ocorre no momento que se espalha pelo mundo mais uma de suas variantes, a BA.2, da ômicron.
Mesmo diante de dados que mostram a eficiência da vacinação para quem tomou a terceira dose – o risco de hospitalização alcançou 90% de redução –, não há consenso a respeito do momento ideal para a aplicação da quarta dose.
Há médicos que defendem a aplicação imediata, já que os níveis de anticorpos começam a declinar quatro meses depois da dose de reforço. Assim, seria indicado tomar a quarta dose para evitar baixa imunidade numa eventual exposição ao vírus, ainda mais para quem faz parte de grupos de risco. E haveria o benefício de aumentar a proteção diante de ondas futuras da doença, pois níveis elevados de anticorpos ajudariam a preparar o organismo para enfrentar as novas variantes que não param de surgir.
Outros profissionais acreditam que as doses de reforço devem ser aplicadas apenas na ocasião de ondas futuras da doença, para que o corpo tenha, naquele momento, índices altos de anticorpos. Essa linha de pensamento aponta para a possibilidade de a covid tornar-se doença sazonal que exigirá vacinação periódica. Pesa também o fato de que, depois da terceira dose ter alcançado boa parte da população, há um grau acentuado de proteção contra reações mais graves.
Idosos, imunossuprimidos e portadores de outras comorbidades continuam orientados a buscar orientações médicas particulares a cada caso.
Saiba mais