Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
25 de novembro de 2024

Boletim da Copa 2

Bola Al Rihla (Copa 2022)/Divulgação

Boletim da Copa 2

  • Heraldo Palmeira

Regras do Catar

Estamos vivendo a contagem regressiva para o pontapé inicial da Copa do Mundo Catar 2022, torneio com 32 seleções que o mundo vai acompanhar a partir de hoje (20) até 18 de dezembro. O show terá início às 13 horas (horário de Brasília), com a cerimônia de abertura e o primeiro jogo do torneio, Catar x Equador, no estádio Al Bayt.

Os estrangeiros que estiverem por lá durante o Mundial precisam ter em conta que o Catar é um país islâmico encravado no Oriente Médio, com padrões de comportamento rígidos e bastante diferentes dos que praticamos aqui no Ocidente.

Claro que, para receber o maior evento esportivo do planeta, com a presença de pessoas de todas as culturas, o Catar deverá adotar uma postura de mais tolerância, mas é recomendado ao visitante ter em mente algumas regras consagradas no país, para evitar problemas durante a permanência.

Bebidas alcoólicas: apenas alguns poucos lugares estão autorizados a comercializar (para maiores de 21 anos), como hotéis e restaurantes internacionais. A FIFA havia anunciado a venda de cerveja nos estádios, mas, dois dias antes da abertura do evento, o governo proibiu, mantendo a liberação apenas para o ambiente do FIFA Fan Festival. Consumir álcool em locais públicos segue vedado, com penas de multas pesadas e até prisão.

Depois de muita negociação, o horário de venda de bebidas alcoólicas no ambiente do FIFA Fan Festival foi estendido. Começa duas horas antes do primeiro jogo do dia e vai até as 2h da madrugada seguinte.

Fotografar ou filmar sem autorização: a privacidade tem leis rigorosas no país, principalmente para captação de imagens de locais religiosos, militares, governamentais e de pessoas. Até mesmo os jornalistas internacionais que farão a cobertura da Copa precisarão de autorização prévia para produzir suas imagens.

Demonstração pública de afeto: apertos de mãos, abraços e beijos em público não são permitidos. Qualquer intimidade (entre homens e mulheres, inclusive adolescentes) pode levar à prisão. Portanto, aquela tradição da “câmera do beijo” que buscava torcedores se beijando nas arquibancadas nos intervalos dos jogos, não será permitida na Copa 2022.

Vestuário: As roupas não devem mostrar demais os corpos. Regatas, shorts, bermudas curtas e peças insinuantes não são bem-vistos, o recomendado é cobrir ombros e joelhos.

Tolerância: a homossexualidade é considerada ilegal no Catar e não é permitido nenhum tipo de apoio ou manifestação (campanha, fala ou publicação) em favor dos direitos da comunidade LGBTQIAP+.

A escolha do Catar como sede da Copa 2022 passou a levantar polêmicas pelos defensores dos direitos civis de todo o mundo, o que provocou discursos conciliadores da FIFA. Representantes do país têm usado um tom moderado: “Torcedores de todo o planeta, independentemente de nacionalidade, gênero e orientação sexual serão bem-vindos”. Mas advertem: “O Catar tem uma cultura mais conservadora, por isso pede-se respeito às normas locais”.

Acompanhe aqui a nossa série sobre a participação do Brasil em todas as Copas

https://giramundo.blog.br/category/esportes/

 

©