Reprodução/Hypeness
Cerveja jorrando na praça
- Heraldo Palmeira
Imagine passar por uma praça no meio de um parque e encontrar uma fonte de cerveja. Ela existe na cidade de Zalec, Eslovênia. O projeto surgiu para impulsionar o turismo cervejeiro e está diretamente ligado ao fato de a região ter grande tradição no cultivo do lúpulo, usado na produção da bebida desde o século 9 e que lhe confere o gosto amargo característico. O país é o quinto maior produtor mundial desse ingrediente.
A primeira fonte de cerveja de que se tem notícia, batizada Green Gold Fountain, foi inaugurada em 2016 dentro do parque no centro da cidade e suas seis torneiras não param de abril a outubro, cada uma oferecendo um tipo diferente de loira gelada. O prazer aumenta durante o Festival do Ouro Verde, evento que mistura festivais de música e gastronomia local.
A arquitetura da fonte faz referência à flor do lúpulo, composta de dois semicírculos, um deles com o sistema para jorrar cerveja e o outro oferecendo água cristalina para “limpar o peritônio”.
Para molhar o bico, basta comprar uma caneca de vidro equipada com um chip especial que libera a bebida no dispositivo. Ela está à venda em diversos pontos da cidade e depois do uso vira suvenir para levar na bagagem e tirar onda com os amigos.
Saiba mais