Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
23 de novembro de 2024

Stones na pista

Reprodução/Daniel Leal/AFP/CP

Stones na pista

  • Heraldo Palmeira

Os inesgotáveis vovôs do rock Mick Jagger (80), Keith Richards (79) e Ron Wood (76) estão em plena forma e apareceram hoje num teatro de Londres para anunciar o lançamento de Hackney Diamonds, 24º álbum de estúdio da banda e o primeiro de inéditas em 18 anos, sucessor de A Bigger Bang (2005). O mestre de cerimônias foi ninguém menos que o apresentador norte-americano Jimmy Fallon, que comandou a entrevista com os três artistas.

Para antecipar o lançamento, foi feito algo muito original: um anúncio de página inteira num pequeno jornal do bairro londrino de Hackney – mesmo local do teatro onde os músicos estiveram hoje (6) para falar do novo trabalho.

Jagger explicou que, além de uma certa preguiça de preparar material inédito, eles estiveram a maior parte desse tempo na estrada fazendo shows, mas se deram um prazo para concluir o novo projeto. Por isso, o álbum vinha sendo produzido a conta-gotas e finalmente chegará ao mercado em 20 de outubro com 12 músicas “um tanto raivosas e cheia de riffs caprichados” segundo os músicos, que aproveitaram a ocasião para divulgar o videoclipe do single Angry (link abaixo). O filme é estrelado pela atriz norte-americana Sydney Sweeney, que não deixou por menos: “Este foi o meu maior feito até agora”, afirmou.

O álbum contou com algumas participações muito especiais. O ex-baterista e co-fundador da banda Charlie Watts, morto em agosto de 2021, chegou a assinar e gravar duas músicas (Mighty Sword e Mess It Up) em 2019, e indicou Steve Jordan como seu substituto na banda. O baixista Bill Wyman, também co-fundador, que deixou o grupo em 1989 – depois da gravação do álbum Steel Wheels – e tem sua volta ao grupo especulada. Já a revista Variety anunciou que os ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr também participaram das gravações do álbum, em Los Angeles.

No evento, Ron Wood declarou que “Paul ficou mais impressionado do que nós. Sim, ele tocou em algumas músicas na verdade, e uma estará no próximo álbum também. E sim, foi como uma conclusão voltar para reunir os Stones e os Beatles”. O guitarrista também deixou escapar que uma música que ele e seus companheiros concordam ser “uma das melhores e mais emotivas do disco” terá a participação de Lady Gaga. Isso apenas reforça os rumores sobre a constelação de estrelas que entrará para a história dos Stones, já que, mesmo sem confirmação até agora, também é dada como certa a presença de Stevie Wonder.

História “Huckney Diamonds” (diamantes do Huckney) era uma expressão utilizada para definir os cacos de vidros quebrados das vitrines de lojas arrombadas e roubadas do bairro de Huckney, local pobre e degradado no leste de Londres. A região, reduto de artistas e pessoas criativas oriundas do mundo inteiro, passou por intensa revitalização e, mesmo sem perder o aspecto popular, hoje abriga até restaurante com estrela Michelin.

Ouça aqui

Angry   https://www.youtube.com/watch?v=_mEC54eTuGw&t=1s

©