WorldSpectrum/Pixabay
A Semana 73
(Resumo de Mercado – 30 de outubro a 3 de novembro e perspectivas para a semana em curso)
Ibovespa: +4,3% | 118.160 pontos
O Ibovespa encerrou a semana com impressionante valorização de 4,3% na moeda local e de 6,0% em dólares, alcançando 118.160 pontos, registrando a semana mais robusta do ano desde abril. A maioria das ações do índice apresentou ganhos, com exceção notável de Suzano, São Martinho e Raia Drogasil.
Dólar O dólar teve aumento de 2,2%, fechando a R$ 4,90.
Cenário Internacional Os mercados ao redor do mundo experimentaram uma semana extremamente otimista, com o S&P 500 tendo sua melhor performance semanal desde novembro de 2022. Na quarta-feira, o Federal Reserve optou por manter a taxa de juros dos EUA entre 5,25% e 5,5%, sem descartar futuros aumentos. No entanto, o relatório de emprego divulgado na sexta-feira, indicando a geração de 150.000 empregos, ficou aquém das expectativas, sugerindo que o Fed pode estar perto de concluir o ciclo de aperto monetário.
Cenário Nacional O COPOM promoveu um corte esperado de 50 pontos-base na taxa Selic, reduzindo-a para 12,25%. O comunicado foi interpretado pela nossa equipe econômica como ligeiramente mais severo, porém alinhado à perspectiva de futuros cortes de 50 pontos-base, com a Selic potencialmente atingindo 10% em 2024. No ambiente fiscal, a revisão da meta de déficit para 0,5% permanece em evidência nas discussões governamentais.
Temporada de Balanços 3T23 Até o momento, 18 das 83 empresas listadas no Ibovespa divulgaram seus resultados, com 50% superando as previsões de lucros e um índice de surpresa positiva de 1,4%, segundo dados da Bloomberg. Nos EUA, das 405 empresas do S&P 500 que reportaram, 82% superaram as expectativas com 7,5% de surpresa positiva nos lucros.
Política Monetária Em decisão ocorrida em 1º de novembro, o COPOM efetuou mais uma redução na taxa Selic de 0,50 ponto percentual, situando a taxa básica de juros do Brasil em 12,25%. Contudo, desde o início da flexibilização monetária em agosto, o Ibovespa apresentou uma queda de 5%.
Perspectivas para a semana em curso
Internacional Será divulgada na segunda-feira a balança comercial chinesa de outubro. Na terça-feira, teremos os resultados do setor externo dos EUA. A inflação ao consumidor e ao produtor na China em outubro será revelada na quarta-feira e, na sexta-feira, será anunciado o PIB do terceiro trimestre do Reino Unido.
Nacional A semana terá como destaque a publicação do IPCA de outubro na sexta-feira, com a expectativa de um aumento de 0,26% no mês, o que indicaria uma redução na variação anual de 5,19% para 4,83%. Quanto à atividade econômica, espera-se que a divulgação da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) na quarta-feira mostre uma contração nas vendas do varejo em setembro. No campo fiscal, também na quarta-feira, serão revelados o resultado primário consolidado do setor público e a relação dívida/PIB de setembro. A presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, senadora Daniella Ribeiro, convocou uma sessão deliberativa para terça-feira, para votação do parecer preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.
Fonte
Valore-Elbrus (06.11.23)
(vinculada à XP Investimentos)