Bru-nO/Pixabay
A Semana 82
(Resumo de Mercado – 22 a 26 de janeiro e perspectivas para a semana em curso)
Ibovespa: +1,04% | 128.967
O Ibovespa teve uma recuperação após 3 semanas consecutivas de perdas, subindo 1,04% em reais e 1,31% em dólares em 128.967 pontos.
Essa semana foi impactada por notícias macro importantes: o governo anunciou uma política industrial. PMI e PIB do 4T23 americano acima do consenso (economia americana forte); estímulo chinês anunciado.
Vale foi impactada pela condenação do colapso da barragem de Mariana, e um aumento na pressão política do governo tentando colocar Guido Mantega como CEO, seguido por um abandono do plano na tarde de sexta-feira. O avanço no PL de fundo de financiamento para companhias aéreas beneficiou a Azul (+8,8%).
Nos EUA, a temporada de resultado do 4T23 continuou e caminha para a semana mais importante. Com 124 empresas no S&P 500 tendo reportado até o momento, 78% batendo estimativas de lucro por ação com uma surpresa positiva de 6,0% de acordo com dados do Bloomberg.
Ações Principal vencedor foi BRFS3 (+12,4%) após uma recuperação técnica e queda nos preços de milho aumentando otimismo antes do resultado (veja a nossa prévia de resultado). Principal perdedor esta semana foi GOLL4 (-15,9%) dado a declaração oficial de pedido de falência.
Dólar O Dólar fechou a semana em queda de 0,4%, aos R$ 4,91/US$.
Juros A curva de juros encerrou a curva de juros encerrou perto da estabilidade, com um leve viés de queda nos vértices médios e longos. O DI jan/33 fechou 9 bps, aos 10,59%.
Perspectivas para a semana em curso
O grande destaque da semana será a decisão de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos na Super Quarta-feira. Em relação ao banco central americano, esperamos manutenção dos juros no intervalo de referência em 5,25%-5,50%, enquanto para o Brasil, esperamos corte de 0,50 p.p. e acreditamos que os membros do Copom não irão alterar o seu plano de voo de remover gradualmente o grau de restrição da política monetária.
Além disso, importantes dados de atividade serão publicados no Brasil na terça-feira (saldo de empregos formais – CAGED), quarta-feira (taxa de desemprego – PNAD) e sexta-feira (produção industrial). Também nos EUA, indicadores de emprego serão divulgados ao longo da semana, como a abertura de empregos (JOLTS) a criação líquida de empregos no setor privado (ADP) na quaarta-feira e, em destaque, o relatório de emprego (Payroll) na sexta-feira.
Na Zona do Euro, conheceremos o PIB do 4º trimestre na terça-feira e a inflação preliminar de janeiro na quinta-feira. No Reino Unido, o Banco da Inglaterra (BoE, em inglês) divulgará sua decisão sobre a taxa básica de juros na quinta-feira. Por fim, a China publicará os seus PMIs de janeiro na terça-feira e quarta-feira – os PMIs são sondagens com empresas que servem como termômetros para a economia.
Onde investir em 2024
Neste link está disponível o meio de acesso ao Relatório Onde Investir 2024 elaborado pela XP Investimentos, com as perspectivas para o ano que estamos iniciando:
https://conteudos.xpi.com.br/onde-investir-2024/
Fonte
Valore-Elbrus (29.01.24)
(vinculada à XP Investimentos)