Foto: Getson Luís/Geoparque Seridó
Os geoparques brasileiros
- Heraldo Palmeira
A UNESCO reconheceu dois novos geoparques no Brasil. Em cerimônia realizada em Paris (13/4), durante assembleia geral na sede da instituição, foram oficializados os geoparques Seridó, localizado na região Seridó do Rio Grande do Norte, e Caminhos dos Cânions do Sul, espalhado na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Pelos critérios da UNESCO, geoparque é uma área geográfica única e unificada que passa a ser considerada como território de relevância geológica internacional e estabelece um modelo de gestão onde educação, conservação e turismo têm papel fundamental para o desenvolvimento regional. Assim, toda a área reconhecida passa a fazer parte do programa internacional de geociências e geoparques da instituição, um grupo seleto de 177 áreas em 46 países.
Depois de transformadas em geoparques, essas áreas costumam experimentar grande incremento de projetos de pesquisa, desenvolvimento social e preservação ambiental, onde o turismo ganha importância como gerador de emprego e renda.
Com a inclusão do Seridó e do Caminhos dos Cânions do Sul, o Brasil conta agora com três geoparques – há também o Geopark Araripe, localizado no Sul do Ceará e o primeiro parque geológico das Américas reconhecido pela Unesco (2006).
Saiba mais
Geoparque Seridó
Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
Geopark Araripe