Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
24 de novembro de 2024

Curtas

Foto: Divulgação

Curtas

  • Minervino Wanderley

Mega-navio se tornará uma cidade flutuante O Freedom Ship of the Seas não será simplesmente uma imensa embarcação pelos oceanos, mas uma comunidade no mar: o mega-navio será uma cidade navegante, capaz de receber até 100 mil pessoas na maior construção já realizada por mãos e mentes humanas. Idealizado pelo engenheiro Norman Nixon no final dos anos 1990, para ser uma metrópole marinha, com ruas, lojas, escritórios, hotéis, cassinos, além, é claro, até 17 mil apartamentos. 1,4 km de extensão e altura de mais de 107 metros, a cidade-navio da liberdade será o maior colosso a navegar por nossos mares.

Tailândia libera maconha A produção de cannabis sativa, bem como seu uso em alimentos e bebidas, está autorizada na Tailândia, devido a uma nova legislação que entrou em vigor, no que é considerada a primeira lei desse teor no continente asiático. Ainda assim, o país não segue os modelos já implantados em países como Uruguai e Canadá, onde o uso recreacional de maconha é legalizado. Fumar a substância, portanto, continua proibido e passível de punição. Por outro lado, a iniciativa busca impulsionar a agricultura e o turismo medicinal.

Planetas alinhados em junho É um espetáculo raro: só pode ser visto uma vez a cada 18 anos. Durante este mês de junho, será possível admirar a olho nu o alinhamento de cinco planetas no céu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Eles são os vizinhos mais próximos da Terra — e, para observá-los, não será necessário usar telescópios ou binóculos, somente levantar meia hora antes do nascer do Sol e ter um céu limpo (sem nuvens).

UE: carregador agora é padronizado Os dias de caça aos cabos para encontrar o carregador certo para o celular podem estar com os dias contados na União Europeia. Os países que compõem o bloco concordaram de forma provisória que novos dispositivos eletrônicos portáteis devem usar um carregador USB do tipo C (USB-C) até o outono de 2024. No Brasil, dois projetos de lei semelhantes sobre padronização dos carregadores chegaram a ser propostos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, mas acabaram arquivados.

Croácia perde 10% de sua população O número de nascimentos na Croácia vem caindo desde a década de 1980. Isso, combinado com uma alta taxa de mortalidade, fez com que, desde 1991, o equilíbrio demográfico do país fosse negativo: mais croatas morrem do que nascem. No ano de 2020, a Croácia registrou a pior taxa de crescimento natural de sua história, quando ocorreram cerca de 20 mil mortes a mais do que nascimentos. Soma-se a isso a tradição migratória da Croácia, cujos habitantes buscam melhores oportunidades no exterior desde o final do século 15.

Scooby-Doo: Van do filme poderá ser alugada no AirBnB Que tal passar uma noite na Máquina de Mistério, famosa van do Scooby-Doo? Agora isso será possível. Em celebração aos 20 anos do lançamento do live-action, Matthew Lillard, quem interpretou o Salsicha nos filmes, cedeu o veículo para aluguel no aplicativo AirBnB.A informação foi divulgada pelo Twitter do AirBnB, que afirmou que os fãs da animação poderão alugar a van de Lillard a partir de 16 de junho. As diárias da Máquina de Mistério custam a partir R$ 98 por noite e as reservas podem ser feitas no link airbnb.com/mysterymachine para os dias 24, 25 e 26 de junho, exclusivamente na Califórnia, Estados Unidos.

Revista Rolling Stone Brasil relembra 40 anos do rock nacional O verão de 1982 é considerado o marco zero do rock nacional. Para celebrar este marco, a Rolling Stone Brasil lança o ‘Dossiê 40 Anos do Rock Nacional’. Com 100 páginas, o especial já está disponível em bancas físicas e digitais.

Finlândia x Rússia Preocupada com sua segurança após a invasão russa da Ucrânia, a Finlândia reforçará sua fronteira com a Rússia com cercas – anunciou o Ministério do Interior. Diante do temor de que Moscou possa usar imigrantes para exercer pressão política, o governo finlandês prepara modificações legislativas para facilitar a construção de cercas mais fortes em sua fronteira de 1.300 quilômetros com a Rússia.

©