Deborah Hudson/Pixabay
Corpus Christi
- Heraldo Palmeira
Hoje é o dia de Corpus Christi, celebração cristã em louvor do sacramento da Eucaristia – um dos sete sacramentos, instituído por Jesus Cristo na Última Ceia. Como sempre cai numa quinta-feira, muitas pessoas usufruem do dia para descanso e emendam até o domingo para formar um feriadão.
A solenidade faz parte dos calendários litúrgicos das igrejas Católica Apostólica Romana, Católica Ortodoxa e Anglicana, sempre caindo na primeira quinta-feira após o domingo consagrado à Santíssima Trindade, 60 dias após a Páscoa. Sua origem remonta ao Século 13, quando a freira belga Santa Juliana de Mont Cornillon, também conhecida como Juliana de Liège, confidenciou ao arcediago de Liège (em 1230) visões que tinha de Cristo, desde 1209, solicitando que a Igreja realizasse uma festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento.
Naquele mesmo ano foi realizada a primeira celebração em Liège. Cônego Tiago Pantaleão de Troyes, o homem que ouviu as confidências da freira, tornou-se o papa Urbano IV e instituiu a festa de Corpus Christi como data solene no calendário litúrgico. A pedido dele, foi composto um ofício denominado Lauda Sion (Louva Sião), escrito por São Tomás de Aquino para ser cantado na solenidade e utilizado até hoje.
É comum as comunidades confeccionarem grandes tapetes coloridos utilizando areia, borra de café, farinha, flores, pedras, serragem colorida etc. para ornamentar as ruas por onde passará a procissão, cujos desenhos têm a Eucaristia como tema principal.