Imagem: Darkmoon_Art/Pixabay
Uma imagem vale mais do que mil palavras
- João Galvão Neto
Every picture tells a story / Toda imagem conta uma história [Rod Stewart]
If a picture paints a thousand words, then why can’t I paint you? / Se uma imagem pinta mil palavras, então por que não posso te pintar? [David Gates (Bread)]
Há um ditado inglês que diz que a picture is worth a thousand words (uma imagem vale mais do que mil palavras). Todos nós guardamos imagens que nos trazem lembranças, não apenas visuais, por vezes vêm com o cheiro do momento do primeiro contato. A primeira subida na goiabeira para experimentar a fruta tirada do seu galho e seu cheiro de conquista, a manga colhida e curtida sentado no galho da mangueira, por exemplo. Pode não haver imagens do momento, mas os nossos sentidos se juntam e decidem por nós o que é relevante.
Em 1971, Rod Stewart lançou uma canção que também deu nome ao disco, chamada Every Picture tells a Story, em que conta suas andanças pelo mundo e fecha com a máxima inglesa do valor de uma imagem como uma síntese de um texto maior. Ainda em 1971, David Gates da banda Bread, escreveu If a picture paints a thousand words, then why can’t I paint you na canção If. Novamente, o pictórico aparece no texto nos levando a viajar eternamente com o ser amado.
Dois anos antes, 1969, 15, 16 e 17 de agosto, aconteceu o Festival de Música de Woodstock, na cidade de Bethel, perto de Woodstock que declinou do Festival temendo a invasão da cidade por hippies e drogados. A saída para os organizadores foi a fazenda alugada às pressas naquela cidade próxima. Praticamente todos os grandes artistas da música popular estiveram presentes, com marcantes ausências (por motivos diversos) dos Beatles, The Rolling Stones e Bob Dylan. Muitos que declinaram do convite para a apresentação se arrependeram.
As imagens do festival e de algumas apresentações, documentário e disco, são antológicas. Se há algum tempo a imagem já era entendida como elemento importante para a compreensão, hoje, quando as imagens, vídeos e câmeras são partes do cotidiano, quase uma extensão dos nossos braços, torna-se mais claro o valor explicativo alcançado através das nossas retinas. A capa do disco do Festival de Woodstock apresenta em primeiro plano um casal abraçado, envolto em um cobertor meio sujo por toda a chuva que caiu nos dias da festa. Bobbi e Nick Ercoline, os personagens em primeiro plano na foto, continuam casados até hoje e na nossa memória afetiva de roqueiros dos anos 60 que ao vermos as imagens, “ouvimos” as canções. Não se sabe se há processos pedindo direitos de imagem pelo casal da capa. O lema Paz e Amor, tão caro à juventude antiguerra do Vietnã, definitivamente venceu.
No Brasil, há um processo pedindo direitos de imagem e indenização para as duas “crianças à época” que estão na capa do Clube da Esquina (de Milton Nascimento e Lô Borges). O processo continua em andamento. Esperamos que o amor vença.
*JOÃO GALVÃO NETO, professor e compositor
Saiba mais
https://www.atribunarj.com.br/justica-pode-censurar-capa-do-album-clube-da-esquina/