Foto: Wikicommons/Reprodução
Curtas
- Minervino Wanderley
Nobel da Solidariedade O chefe de redação do jornal Novaya Gazeta, Dmitri Mouratov, vendeu a medalha do Prêmio Nobel da Paz 2021 por 98,3 milhões de euros, para as crianças deslocadas pela guerra na Ucrânia. A oferta final de 103,5 milhões de dólares (98,3 milhões de euros), dezenas de milhões de dólares mais alta que a anterior, foi feita por telefone, sem que a identidade do comprador fosse divulgada. Durante a tarde, a maior oferta tinha sido de 550 mil dólares (522 mil euros). Sobre a escolha do UNICEF como beneficiário dos fundos, Mouratov, de nacionalidade russa, afirmou: “É essencial para nós que esta organização não pertença a nenhum governo. Pode trabalhar acima dos governos. Não há fronteiras para isso”.
Almodóvar O cineasta Pedro Almodóvar é um dos distinguidos este ano com o Rainbow Awards for Equality (Prêmio Arco-Íris para a Igualdade), que premia carreiras destacadas pela visibilidade, apoio e defesa aos direitos das pessoas LGTBI. Segundo a Agência EFE, os prêmios serão entregues no dia 27, véspera do Dia Internacional do Orgulho.
Justin Bieber Um vídeo postado pelo astro canadense alcançou rapidamente milhões de visualizações – e gerou preocupação imediata entre os fãs. O cantor apareceu com parte do rosto paralisado, cancelou shows e explicou que precisava tratar uma síndrome rara, a Ramsay Hunt1, causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo da catapora e do herpes-zoster.
Famoso restaurante naufraga O restaurante flutuante Jumbo, uma antiga atração turística de Hong Kong, afundou no mar da China Meridional (Sul) apenas uma semana depois de deixar o centro financeiro internacional, segundo informe da empresa proprietária nesta segunda-feira (20). O gigante flutuante de 76 m de comprimento e capacidade para 2.300 convidados virou perto das ilhas Paracel no domingo (19) depois de “encontrar condições adversas” e começou a ser tomado pela água, disse o grupo Aberdeen Restaurant Enterprises em comunicado.
“Peixinho” Com 300 quilos e quatro metros de comprimento, uma arraia capturada no Camboja bateu o recorde de peixe de água doce mais pesado já pescado. Foi devolvida à água, com um rastreador instalado para acompanhar seus movimentos. O pescador responsável pela captura ganhou uma recompensa de US$ 600 (cerca de R$ 3,1 mil). Apesar de o animal ter sido capturado com ajuda de um gancho, ele teve bom estado de saúde atestado antes de ser liberado.
Brics Cúpula dos países emergentes, que será realizada de forma virtual esta semana, terá críticas às sanções aplicadas contra a Rússia por EUA, países europeus e aliados ocidentais.
Taiwan independente A China “lutará até o final” para impedir que Taiwan declare sua independência, prometeu no domingo (12) o ministro chinês da Defesa, em um momento de escalada das tensões com o governo dos Estados Unidos sobre a ilha. Nos últimos dias, o confronto entre as duas grandes potências cresceu a respeito de Taiwan, a ilha autogovernada de maneira democrática que Pequim considera parte de seu território à espera de uma reunificação, inclusive pela força, se necessário.
Gatos livres e soltos Membros da Sociedade Humana Animal (AHS, na sigla em inglês) resgataram na última terça-feira (14) 47 gatos que viviam com o dono dentro de um carro, no condado de Chisago, em Minnesota, nos Estados Unidos. Pelo menos 61 felinos já chegaram a morar no interior do veículo. O proprietário do carro e dos gatos estava vivendo com os animais havia alguns dias em um estacionamento. Porém, com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a situação extrema em que os felinos viviam se tornou ainda mais perigosa.
Vaticano preocupado Os últimos dias têm sido de intensas especulações sobre o futuro do papa Francisco. Cada vez mais crescem os rumores de que o pontífice argentino renunciará ao cargo de líder máximo da Igreja Católica, assim como fez seu antecessor, Bento XVI, que segue vivo com 95 anos, e deixou a função em 2013. A imprensa italiana e analistas do mundo católico cogitam cada vez mais essa possibilidade, levando em consideração fatos que consideram sinais evidentes de que o Bispo de Roma pode passar “à reserva” e abrir espaço para que uma nova liderança seja escolhida. O papa sofre de uma séria artrose no joelho direito, que tem lhe causado muitas dores, o tempo todo, e ele se recusa a submeter-se a uma cirurgia que traria significativa melhora em sua qualidade de vida.
Dor no dedão indica câncer terminal Foi durante uma consulta por dor no dedão do pé direito que o aposentado Richard Bernstein, 42 anos, descobriu um câncer terminal. O caso aconteceu nos Estados Unidos, após o homem receber o diagnóstico de tumor no rim e de um trombo tumoral. As informações são do g1. Richard é morador de Nova Jersey e foi ao hospital após sentir a dor por cinco anos. Conforme o jornal New York Post, ele pensava que era uma fratura. Há dois anos visitava médicos especializados, mas nenhum encontrou qualquer problema nos ossos.