Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
7 de novembro de 2024

Curtas

Imagem: Reprodução

Curtas

  • Minervino Wanderley

Delivery salvador Uma mulher de 24 anos que estava mantida em cárcere privado nos EUA foi resgatada no início da manhã do último domingo após ter enviado uma mensagem de socorro por um serviço de entrega de comida ao pedir um café da manhã irlandês e um cheeseburger. No campo de observações do aplicativo Grubhub, a vítima alertou o restaurante para acionar a polícia. “Por favor, chame a polícia”, clamou a mulher nas “instruções adicionais” para o Chipper Truck Cafe, localizado em Yonkers, a cerca de 11 quilômetros de onde ela estava, no Bronx, na cidade de Nova York, conforme mostra uma publicação do empreendimento em rede social.

EUA: menos armas de fogo Os senadores americanos chegaram a um acordo nesta terça-feira (21) sobre um projeto de lei para restringir o acesso a armas de fogo, em resposta à onda de violência armada que toma conta do país. Os legisladores trabalharam durante semanas sob pressão. A votação era urgente diante das tragédias que ocorreram recentemente no país: entre elas, o tiroteio de Uvalde, Texas, com 19 crianças assassinadas, e o de Buffalo, Nova York, com 10 mortes.

Filha trans de Elon Musk A filha trans de 18 anos do bilionário Elon Musk, 50, entrou na Justiça com um pedido de mudança de nome por questões de gênero e decidiu retirar o sobrenome do pai famoso. A audiência acontecerá na próxima sexta-feira (24). Segundo o site TMZ, a jovem recebeu o nome de Xavier Musk no nascimento, mas pediu para que seu nome fosse alterado para Vivian Jenna Wilson, sobrenome de solteira da mãe, a escritora Justine Wilson.

Sexo no Catar Os torcedores que visitarem o Catar para a Copa do Mundo de 2022  terão que respeitar as normas locais e isso também significa que os encontros sexuais fora do matrimônio devem ser evitados. No país sede, o sexo fora do casamento e relações homoafetivas são consideradas ilegais e podem levar a pena de 7 anos de prisão. “O sexo está fora do menu, a menos que você venha como marido e mulher. Definitivamente não haverá encontros de uma noite neste torneio”, disse uma fonte ao jornal Daily Star.

Seca lusitana Portugal atravessa o ano mais seco desde 1931. A produção agrícola está afetada e o governo reforçou o plano de combate à falta de água. A quebra na produção de cereais deve chegar a 50%, num momento em que o setor já se encontra sob estresse na Europa, também devido à invasão russa da Ucrânia – os dois países responsáveis pela maior parte da importação europeia de cereais. Para tentar amenizar os efeitos da seca, o governo português acrescentou 28 medidas às 50 já anunciadas em fevereiro, sublinhando o apelo a um uso mais eficiente e consciente da água disponível.

Comediante e abusador Novo revés legal para Bill Cosby. A Justiça de Los Angeles descobriu que o comediante abusou sexualmente de Judy Huth em 1975, quando ela tinha 16 anos. O ataque ocorreu em uma festa na mansão Playboy, residência de Hugh Hefner, local que se tornou palco de polêmicas e inúmeras denúncias de assédio sexual nos últimos anos. O comediante, que completará 85 anos em julho, terá que pagar meio milhão de dólares à sua vítima como parte desta nova ação civil, que mancha ainda mais a reputação de um dos grandes atores afro-americanos. A defesa de Cosby disse que vai recorrer da decisão e afirmou que não considera isso um novo revés, já que seu cliente não pagará nenhum valor por danos.

Mané em Munique O Bayern confirmou uma das já anunciadas transferências do verão, mas por valores longe de ser astronômicos em termos de pagamento ao Liverpool. Os bávaros anunciaram a contratação de Sadio Mané, de 30 anos. O senegalês assina até julho 2025 e os ingleses recebem € 32 milhões, podendo com os extras chegar aos € 40 milhões, cifras não confirmadas oficialmente por nenhum dos envolvidos. Para trás, ficam seis temporadas na Premier League, onde Mané ganhou tudo o que havia para ganhar. Na despedida, os ingleses agradeceram os serviços prestados e afirmaram se tratar de um dos melhores atacantes na ilustre história do clube de Anfield Road.

Demissão em massa “Era uma empresa bem bacana. O acesso aos líderes era muito fácil, os benefícios eram bem bons também. O único problema era que as mudanças eram muito rápidas, e não eram comunicadas. Um dos valores da empresa era a transparência, mas isso era só no papel. Quando aconteciam as mudanças, a gente era sempre pego de surpresa. Foi exatamente isso que aconteceu com as demissões”, conta uma trabalhadora demitida recentemente de uma startup de serviços residenciais. “Marcaram de última hora uma reunião por vídeo com 36 funcionários. Foi onde eles comunicaram a demissão em massa de todo mundo”, diz a ex-funcionária, que optou pelo anonimato. Entre as empresas novatas que demitiram em massa recentemente no país estão Facily, Kavak, Vtex, Favo, QuintoAndar, Loft, Olist, Mercado Bitcoin, Zak, Bitso, TGroup, Sami e Sanar. Todas dispensaram dezenas, e em alguns casos até centenas, de funcionários ao longo do primeiro semestre de 2022.

McDonald’s processa cidade Vegana Conhecida pelo naturalismo dos seus hábitos, a cidade alemã de Tübingen tentou elevar ainda mais o status verde da cidade, impondo uma nova taxa – e se tornando a primeira cidade na Alemanha a implementá-la. O chamado Verpackungssteuer (imposto de embalagem) previa um pagamento extra de cinquenta centavos para qualquer embalagem descartável, como copos de café, potes de sorvete e pratos para refeição. No caso de talheres descartáveis – garfos, facas e colheres –, o custo era de vinte centavos a mais. O imposto teve um início promissor: as primeiras semanas resultaram em até 15% menos resíduos nas lixeiras. As pessoas começaram a adquirir o hábito de levar seus próprios talheres, e os restaurantes começaram a fornecer pratos reutilizáveis. Mas a regra não foi bem recebida pelo único McDonald’s de Tübingen, que processou a municipalidade por causa do imposto. Com mais de 1,5 mil restaurantes em todo o país, a empresa afirma que é difícil customizar soluções e defende uma estrutura uniforme, no lugar das diferentes regras entre as cidades.

©