Reprodução
- Heraldo Palmeira
Um raro manuscrito de Michel de Nostradamus reapareceu na Alemanha, depois de desaparecer misteriosamente na Itália. O livro Nostradamus M. Profhecies (As Profecias de M. Nostradamus), de 500 páginas, publicado em 1555, foi descoberto quando estava prestes a ser leiloado por um lance inicial de € 12 milhões (R$ 66,2 milhões).
Nas fotos das páginas do livro publicadas pela casa de leilões alemã para promover o evento, as autoridades italianas identificaram um selo (de 1991) da Biblioteca Geral do Centro de Estudos Históricos PP. Barnabiti, em Roma, de onde havia sido roubada, ao que tudo indica, em 2007. Depois de estreita colaboração entre as autoridades dos dois países, ficou confirmada a autenticidade do manuscrito, o leilão foi suspenso (em 2021) e a obra terminou “repatriada” e devolvida à instituição em 5 de maio.
Michel de Nostredame, médico francês cujo nome foi popularizado pela forma latinizada “Nostradamus” do seu sobrenome, tornou-se famoso pela dedicação à astrologia e suposta capacidade de prever eventos futuros. O manuscrito agora devolvido à Itália é considerado sua obra fundamental e raramente deixou de ser publicado desde seu lançamento. Ao longo do tempo, as controversas profecias terminaram envolvendo o autor num mundo de lendas, com muitos fatos históricos importantes – que ele jamais tratou – sendo “incluídos” nas suas previsões originais.
Saiba mais