Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
7 de novembro de 2024

Curtas

EFE/Antonio Lacerda

Curtas

  • Minervino Wanderley

“Neguinho?” Nelson Piquet pede desculpas após chamar Lewis Hamilton de ‘neguinho’. Em nota, o ex-piloto brasileiro disse que não teve intenção de ofender o britânico, o maior campeão da história da Fórmula 1. A fala de Nelson Piquet se deu em entrevista em novembro de 2021, mas voltou à tona nos últimos dias. No caso, é possível ouvir o ex-piloto chamando o heptacampeão de “neguinho” ao comentar um acidente que envolveu o inglês e Max Verstappen durante o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra. “O neguinho meteu o carro e não deixou” [Verstappen se desviar]. A filha de Piquet é namorada de Verstappen.

Aborto na Europa A decisão da Suprema Corte dos EUA contra o aborto virou gatilho para ampliar garantias ao direito em países da Europa. Na França, a ideia é incluir o tema na Constituição. E em estados norte-americanos começou a batalha jurídica para evitar a proibição.

Lentes de luto Morreu Leonardo Del Vecchio, dono de marcas como a Ray-Ban e a Oakley. Tinha 87 anos e era o segundo homem mais rico da Itália. “A EssilorLuxottica anuncia hoje que seu presidente faleceu”, informou o grupo em comunicado, acrescentando que o conselho se reunirá para “determinar os próximos passos”. A causa da morte não foi divulgada.

Perdoar faz bem Perdoar quem nos fez mal nem sempre é uma tarefa fácil. Mas esse ato pode ser benéfico para a saúde de várias maneiras. Guardar mágoa tira a paz, gera estresse, afeta a qualidade do sono e pode, de fato, fazer adoecer. “O fato de nutrir sentimentos negativos, como ansiedade e raiva, deixa o organismo cada vez mais suscetível ao desencadeamento de doenças, como depressão, alterações na pressão arterial, problemas cardíacos”, afirma Júlio Rique Neto, professor de psicologia da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e pesquisador do tema.

Cala-te, Boca! Delegado da Polícia Civil de São Paulo, César Saad informou que dois torcedores do Boca Juniors detidos nesta terça, na Neo Química Arena, durante jogo contra o Corinthians, serão autuados por injúria racial e apologia ao crime. Outros três argentinos foram detidos pela Polícia Militar nas arquibancadas do estádio, porém liberados por falta de provas.

Paul McCartney (Again!) Em Somerset, no sul do Reino Unido, está de volta o Festival de Glastonbury, que junta música e arte num só encontro. Rock, pop, minimal house e techno durante cinco dias, de quarta-feira até este domingo. Paul McCartney sobe neste sábado (2 de julho) ao palco principal e torna-se o primeiro artista com 80 anos a fazê-lo.

Tragédia grega Inflação estrangula as classes média e baixa na Grécia. Mães adolescentes grávidas com geladeiras vazias. Aposentados preocupados com faturas de energia com tarifas em alta. Pescadores que deixaram de pescar, por causa do combustível de barcos demasiado caro. Agricultores que pararam de cultivar, porque não podem pagar fertilizantes nem ração animal. Mães que já não podem pagar um sorvete aos filhos. Jovens sem trabalho que deixaram de ir ao supermercado e fazem fila nas cozinhas de sopa. Esse é o retrato da Grécia hoje.

Potiguar é “influenciadora rural” Maria Lúcia, de 58 anos, é agricultora aposentada e há oito meses nem imaginava que ficaria conhecida por mais de 2 milhões de pessoas, que a seguem em apenas uma rede social. A influenciadora mora no município de Riachuelo, no interior do Rio Grande do Norte, e conseguiu essa legião de admiradores mostrando o dia a dia no sítio, o cuidado com os animais, as plantações e receitas. Para ela, a vida simples, rural e alegre é o segredo do sucesso. Por mais que hoje seja um nome relevante na internet e feche contratos de publicidade importantes, com marcas nacionais e internacionais, Maria Lúcia nem tinha perfis nas redes sociais há menos de um ano. Radira Araújo, de 31, uma das filhas dela, foi quem teve a ideia de colocar a mãe no ambiente digital e gravou um vídeo da agricultora sem que ela soubesse que iria para o TikTok.

Que ressaca! Um homem perdeu dados pessoais de cerca de meio milhão de moradores de uma cidade japonesa após encher a cara em um bar e dormir na rua. O sujeito não identificado resolveu beber após um longo dia de trabalho na cidade industrial de Amagasaki, no dia 21 e, depois disso, tudo saiu do controle. Após a longa bebedeira, o funcionário de 40 anos resolveu dormir na rua – algo relativamente comum em algumas regiões do Japão – e, quando acordou, a bolsa dele havia sumido. Dentro dela estava um pen drive com os dados de 465.177 residentes da cidade. Os registros incluíam nome, endereço, contas bancárias e movimentações financeiras – a empresa dele era uma terceirizada responsável por identificar residentes elegíveis para isenções fiscais.

Milagre no mar O nadador Steve Bruemmer, 62 anos, foi brutalmente atacado em uma praia da Califórnia, nos EUA, por um imenso tubarão-branco. O animal foi muito agressivo, mordendo perna, braços e parte de seu estômago. Cientistas do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia confirmaram, segundo o jornal The Sun, que as extensões das lesões são compatíveis com um tubarão-branco gigante, de aproximadamente 6 metros de comprimento. Isso significa que é tão grande quanto o famoso “Deep Blue”, o maior exemplar já registrado.

©