Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
21 de novembro de 2024

Curtas

Nick Ut

Curtas

  • Minervino Wanderley

“Garota Napalm” Famosa mundialmente por aparecer numa foto da Guerra do Vietnã, 50 anos depois Kim Phuc passa pela última rodada do tratamento de pele. Ela tinha nove anos quando foi fotografada fugindo depois que uma bomba de napalm atingiu sua vila. “Ouvi o barulho, ‘bup-bup bup-bup’, e de repente havia fogo em todos os lugares ao meu redor e vi o fogo por todo o meu braço’”, disse na terça (28/06), de acordo com a NBC 6 South Florida. A fotografia, tirada em 8 de junho de 1972, ganhou um Prêmio Pulitzer para o fotógrafo Nick Ut e se tornou uma imagem icônica da guerra e das manifestações pacifistas que surgiram na sequência.

Emerson Fittipaldi Quem acompanha o noticiário deve ter visto algumas vezes nos últimos anos relatos de que a Justiça penhorou bens de Emerson Fittipaldi para o pagamento de dívidas. A coleção de carros históricos – com exemplares da Copersucar-Fittipaldi, antiga escuderia de Fórmula 1 do ex-piloto, e modelos que ganhou quando foi campeão das 500 Milhas de Indianápolis – está na mira de diversos credores, mas a realidade é que os bens nunca foram a leilão. “Ao buscar por bens em nome de Emerson no sistema Renajud, os credores encontram uma lista de carros e pedem a penhora, mas a parte difícil é localizá-los. No Brasil, não há consequência criminal por não apresentar, de fato, o bem. Quando não se trata de um bem imóvel, acontece muito de a Justiça autorizar a penhora e a pessoa em dívida simplesmente mudar o patrimônio de lugar”, explica um credor.

Deu jacaré Um prefeito de uma pequena cidade mexicana se casou com sua noiva jacaré em uma cerimônia colorida, com música tradicional e foliões dançando enquanto imploravam ao líder para selar as núpcias com um beijo. O prefeito de San Pedro Huamelula, Victor Hugo Sosa, agradeceu mais de uma vez durante o casamento, curvando-se para colocar os lábios no focinho do pequeno jacaré, que foi amarrado para evitar mordidas indesejadas. O ritual de casamento provavelmente remonta a séculos pré-hispânicos entre as comunidades indígenas chontal e huave, no Estado de Oaxaca, como uma oração pedindo a generosidade da natureza.

Álcool britânico O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, enfrenta nova crise política após a renúncia de uma figura importante do Partido Conservador acusado de assédio sexual quando estava bêbado. Chris Pincher, responsável pela disciplina de voto parlamentar dos deputados conservadores, renunciou depois das acusações de que apalpou dois homens, gerando novo escândalo político para o chefe de Governo já enfraquecido. Na carta de renúncia, com data de quinta-feira (30/06), Pincher afirma que deixa o cargo depois de beber “demais” e “envergonhar a mim e a outras pessoas” na noite anterior.

Paz & Amor A Justiça concedeu a dispensa do serviço militar para um jovem de 19 anos, depois que ele processou o Exército – a decisão é liminar, pode ser revertida. O militar estava servindo, mas vai poder deixar o quartel e prestar serviço alternativo. O rapaz entrou na Justiça alegando objeção de consciência por ser pacifista. Em 2021, quando completou 18 anos, cumpriu o alistamento obrigatório sem imaginar que seria convocado. “Não tenho físico para isso, não sou forte nem atlético, e sempre fui contra isso ser obrigatório”, disse à BBC News Brasil. “Eu sou pacifista, contra violência. Não quero treinar para a guerra.”

Adeus às redes sociais Em plena era do marketing digital, da busca por seguidores on-line e da popularidade dos chamados influenciadores das redes sociais, soa estranha a possibilidade de uma marca abandonar seus canais em redes como Facebook e Instagram. Embora sejam casos isolados, eles existem. O mais recente é o da empresa britânica de cosméticos Lush, que marcou o fim da atividade em seus canais nas redes sociais a partir da próxima semana. “As redes sociais cada vez mais dificultam que falemos entre nós diretamente. Estamos cansados de lutar contra algoritmos, e não queremos pagar (às redes sociais) para aparecer no feed de notícias de vocês (consumidores)”, diz o anúncio da marca. “Então, decidimos que é hora de dar adeus a alguns dos nossos canais sociais e iniciar, em vez disso, uma conversa entre nós e vocês.”

Morte anunciada A apresentadora inglesa Deborah James morreu aos 40 anos em decorrência do câncer de intestino, do qual recebeu diagnóstico em 2016. “Ninguém sabe quanto tempo me resta, mas não sou capaz de andar, durmo a maior parte dos dias, e a maioria das coisas que eu dava como certas são sonhos distantes”, disse ela na postagem de maio. Seu estado de saúde se tornou mundialmente conhecido depois que ela escreveu uma postagem no Instagram se despedindo, em 9 de maio. James apresentava o podcast You, Me and the Big C, da BBC, que discute a vida de pessoas com câncer.

É proibido fumar! Em 22 de janeiro de 1908, uma mulher foi presa em flagrante em Nova York por fumar em público. Na época, a Lei Sullivan, baseada no princípio de que o cigarro era imoral, proibia mulheres de fumar em espaços públicos. Katie Mulcahey foi levada a tribunal e teve de pagar US$ 5 para ser solta (o equivalente a US$ 140 dólares em 2020).

Despertador Na lista das profissões que não existem mais, uma das mais interessantes é a de despertador humano. Essa profissão surgiu na Europa durante a Revolução Industrial. Uma das formas de bater na janela do cliente para acordá-lo era lançando ervilhas com um canudinho.

©