Legião dos Heróis/Divulgação
Curtas
- Minervino Wanderley
Barbie, o Filme Com Margot Robbie e Ryan Gosling, o longa viralizou antes da estreia. O filme já é um dos lançamentos mais aguardados de Hollywood. Nas redes sociais, a curiosidade dos fãs vem aumentando a cada dia que passa. Produzido pela Warner Bros., Mattel Films e Robbie’s LuckyChap Entertainment, começou a ser rodado no início de 2022, em Londres, e o lançamento está marcado para o dia 21 de julho de 2023, de acordo com a revista Variety.
Salmonella no chocolate A produção da fábrica de chocolate do grupo suíço Barry Callebaut na cidade de Wieze, Bélgica, foi interrompida depois da descoberta da contaminação por Salmonella. A linha de produção fechada é a maior do mundo, de acordo com o site de turismo do governo Visit Flanders. Segundo informações da AFP, a Barry Callebaut fornece produtos derivados do cacau e de chocolate para muitas empresas da indústria alimentícia. Dentre elas, gigantes como Hershey’s, Mondelez, Nestlé e Unilever.
O filho impostor Um tribunal na Índia decretou a prisão de um homem que fingiu ser o filho de um rico dono de terras por 41 anos. Em fevereiro de 1977, um adolescente desapareceu no caminho da escola para casa, no Estado de Bihar, leste do país. Kanhaiya Singh era o único filho homem de um zamindar (dono de terras) próspero e influente. Pelas quatro décadas seguintes, o que houve foi uma impressionante história repleta de mentiras, na qual o impostor fingiu ser o filho perdido e se infiltrou na casa da família. Seu nome verdadeiro era Dayanand Gosain e ele vinha de uma aldeia no distrito de Jamui, a cerca de 100 km de distância do lar “adotivo”. O processo demorou quatro décadas e foi analisado por mais de uma dezena de juízes. Por fim, veio o julgamento por 44 dias cujo veredicto, no início de abril, considerou Gosain culpado. A decisão foi ratificada por tribunal superior e o réu condenado a sete anos de prisão.
Estátua da Liberdade em perigo Embora seja um notório crítico da imprensa e o México ser o país do mundo onde mais morreram jornalistas este ano, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador subiu ontem o tom de suas críticas aos EUA pelos processos movidos contra Julian Assange: “Se o levarem para os EUA e ele for condenado à pena máxima e morrer na prisão, devemos iniciar uma campanha para derrubar a Estátua da Liberdade”, disse o presidente durante entrevista coletiva na segunda-feira (4).
De caçador a caçado Riaan Naude, 55, um conhecido caçador de animais silvestres, foi morto a tiros na África do Sul. O corpo do homem, que posava para fotos ao lado de elefantes, leões e zebras mortos, foi encontrado ao lado de sua caminhonete, na província de Limpopo. Até o momento, a motivação do crime não foi esclarecida, segundo informações do New York Post. Duas armas de caça estavam na caminhonete de Naude, nos arredores da reserva nacional de Kruger.
A arte proibida Índia proíbe a fotojornalista Sana Irshad Mattoo de viajar para o exterior. Ela é fotojornalista da agência Reuters e venceu o Prêmio Pulitzer 2022 pelo registro da covid-19 no país. Mesmo com o prestígio, ela foi impedida de viajar para a Europa, onde participaria de eventos ligados a prêmios que recebeu. Mattoo foi mais uma vítima de um método usado pelo governo de Narendra Modi para evitar que profissionais da mídia exponham no exterior questões políticas sensíveis ao país: proibi-los de embarcar em voos internacionais.
YouTube A plataforma tornou-se este ano a mais utilizada pelos brasileiros como fonte de notícias. O Facebook segue líder no mundo, mas em tendência de queda, enquanto Instagram e TikTok foram as plataformas que mais cresceram para busca de informação. As conclusões são do Digital News Report 2022, o mais abrangente estudo sobre consumo de notícias, confiança e tendências do jornalismo no mundo, que mostra que dois em cada três brasileiros (64%) acessaram notícias pelas mídias sociais na semana anterior à das entrevistas da pesquisa.
X-Men LGBTQIA+ Diretores de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022), Daniel Scheinert e Daniel Kwan revelaram ao Omelete que adorariam fazer um filme dos X-Men, mas que “fogem de adaptações” tradicionais, como aquelas que muitas vezes são feitas pelos grandes estúdios de Hollywood. “Eu adoraria fazer um filme dos X-Men para maiores, que pegasse aquela metáfora sobre entender a própria sexualidade e a explicitasse. Seria o filme mais LGBTQIA+, mais exploratório possível.”, disse Scheinert.
Mickey Mouse só até 2023 Em menos de dois anos, Steamboat Willie (1928), a primeira versão do Mickey, alcançará os 100 anos de publicação. Em 2024, passados os seus 95 anos, a edição cairá em domínio público e a Disney não poderá mais impedir que outros artistas ou empresas usem a imagem do personagem, segundo a lei de direitos autorais dos Estados Unidos.57 vidas salvas O Major Diógenes Munhoz do Corpo de Bombeiros de São Paulo, evitou, diretamente, o suicídio de 57 pessoas — e estima que esse número tenha sido significativamente maior por meio de outros profissionais que utilizam a técnica de humanização. “Vi a face da morte 57 vezes e garanto que ela não é bonita. Ela é triste, cinza, opaca e a gente precisa estar lá para acolher e abraçar essa pessoa. Ajudar a fazer com que esta pessoa entenda que existem fatores de proteção que podem ajudá-la a dar prosseguimento à vida, e que ela não consegue enxergar a luz do final do túnel simplesmente porque não passou do meio do túnel.” E ele complementa falando do curso que terminou montando: “Apesar de eu ter dado o pontapé inicial, o curso só se tornou possível porque contei com a ajuda de muitos profissionais. Sempre digo que o pódio é solidário, não solitário”.