Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
7 de novembro de 2024

Vaticano publica os pobres

SelimGecer/Pixabay

Vaticano publica os pobres

  • Heraldo Palmeira

O Vaticano lançou dia 28 de junho o L’Osservatore di Strada (O Vigia da Rua), um novo jornal mensal para dar voz a quem vive nas ruas. Com versão impressa e on-line, será publicado no primeiro domingo de cada mês. A edição em papel será distribuída na Praça de São Pedro e São Paulo, em Roma, por voluntários e desabrigados alojados no Palazzo Migliori (Palácio dos Melhores) – um palácio que abrigava um convento e o papa Francisco mandou transformar em refúgio para que os sem-teto e pobres de Roma pudessem dormir, comer e estudar.

O grande objetivo é criar relações colaborativas entre jornalistas que atuam no sistema de comunicação do Vaticano, expoentes do mundo da cultura e entretenimento e organizações de voluntariado com os pobres que estão no eixo central do projeto e ajudarão a fazer o jornal – terão a possibilidade de escrever textos, contar histórias ou emitir opiniões, inclusive recebendo meios caso não dominem o idioma italiano.

Cada edição trará um tema central aberto a entrevistas, histórias, poesias e reflexões. Entre as várias seções já anunciam destaque “O Encontro” (artigos escritos a quatro mãos ou “a dois corações” por quem viveu a experiência e um autor conhecido), “A Porta da Casa (experiências de migrantes) e “Com o Olhar do Bom Samaritano (dedicado ao voluntariado). O preço a ser pago pela versão impressa será decidido pelo comprador e o dinheiro arrecadado será destinado aos necessitados que estiverem vendendo o jornal naquele dia.

Na coletiva de imprensa de apresentação do novo jornal, o diretor editorial de mídia do Vaticano Andrea Tornielli afirmou que “Este não é um jornal para os pobres, mas com os pobres”. No documento distribuído aos jornalistas, estava informado que aquele é o “Jornal da amizade social e da fraternidade” que visa “dar voz a quem não tem voz, cultivar a cultura do encontro, promover a amizade social […] quem tem uma caixa de papelão como casa tem algo a dizer e a mostrar e L’Osservatore di Strada lhe dará a oportunidade de fazê-lo”.

Os religiosos acreditam que o L’Osservatore di Strada “pretende dar voz àqueles que normalmente não são ouvidos, aos pobres, às pessoas feridas pela vida, aos excluídos”, e que poderá colaborar para que a sociedade, que segue relutante em entender os pobres e desempregados, especialmente os imigrantes, estabeleça uma visão diferente dessas pessoas, mais próxima da realidade.

É inegável o potencial humano que o novo jornal poderá inserir. Uma das histórias já anunciadas para a seção “O Encontro” vai juntar Daniele Mencarelli, ganhador do Prêmio Literário Strega Giovani – de grande relevância na Itália – e Viale Aventino, ex-editor que foi parar nas ruas depois da morte do irmão por problemas financeiros.

©