Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
21 de novembro de 2024

Curtas

Richard Mille RM-Ferrari/Divulgação

Curtas

  • Minervino Wanderley

Ferrari não perde tempo A marca de relógios Richard Mille lançou um modelo bastante exclusivo em parceria com a Ferrari. Chamado de RM UP-01 Ferrari, ele é o novo relógio mecânico mais fino (em espessura) do mundo, com apenas 1,75 mm, 0,05 mm a menos que o antigo detentor do recorde, o Bulgari Octo Finissimo Ultra, com 1,80 mm. Ele é feito de titânio grau 5 leve. A caixa de 51 mm tem um layout que mostra a mecânica interna. O relógio é vendido por US$ 1,888 milhão (quase R$ 10 milhões) e é limitado a apenas 150 peças em todo o mundo.

Covid-19 A Universidade Yale, nos Estados Unidos, desenvolveu um estudo sobre o caso de um paciente de 60 anos de idade em tratamento de linfoma – um tipo de câncer do sistema linfático – que foi infectado pelo coronavírus e ficou por 471 dias seguidos com Covid-19, fato comprovado com testes PCR. Foram encontradas em circulação no sangue dele três linhagens do Sars-CoV-2.

Maconha fatal A equipe policial do aeroporto internacional de Ngurah Rai, em Bali, na Indonésia, informou na última segunda-feira (4) que um estudante de medicina brasileiro foi preso no dia 28 de junho com 2,8 gramas de maconha ao chegar à ilha. Alberto Gressler, de 25 anos, carregava a droga em quatro pequenas cápsulas que foram identificadas enquanto suas bagagens passavam pelo raio X. A pena de morte por tráfico é prevista em lei no país.

Biópsia líquida A biópsia líquida usa principalmente sangue (embora também possa utilizar urina ou outros fluidos do corpo), para analisar se há a presença de células de um tumor maligno ou de fragmentos do DNA das células tumorais. “O exame recebe esse nome para se diferenciar da biópsia sólida, na qual você tira um fragmento do tumor e analisa no microscópio, uma técnica mais invasiva”, explica Héber Salvador, cirurgião oncológico e presidente da SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica).

“Nobel da Matemática” A ucraniana Maryna Viazovska ganhou “Nobel da Matemática” por resolver problema sem solução desde o século 17. A Medalha Fields é considerada o Prêmio Nobel de Matemática. Durante seu pós-doutorado em Berlim, em 2016, um dos problemas que incluiu em sua proposta de pesquisa foi o das esferas, que Kepler formulou em 1611. “Como resultado da resolução de Viazovska, nos últimos cinco anos, foram abertas linhas de pesquisa em diferentes partes do mundo”, disse Pablo Hidalgo, pesquisador do Instituto de Ciências Matemáticas do Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha.

Cerveja Os egípcios foram os primeiros a deixar algum registro sobre a produção de cerveja. No Antigo Egito, as cervejas eram consumidas por adultos e crianças normalmente. Ela era utilizada em rituais religiosos como objeto de oferenda, ao lado de pães, por exemplo. Além disso, curandeiros também receitavam a bebida como tratamento para algumas doenças.

Carestia pelo mundo A empresa de mobilidade global ECA International divulgou seu ranking anual das cidades mais caras do mundo para se viver em 2022. Em quase todas as medidas de gastos, Hong Kong liderou o ranking. Aliás, para tudo, desde tomates e óleo de cozinha a gasolina e cafés para viagem, a cidade asiática provou ser mais cara do que Sydney, Londres e Nova York. A força contínua do dólar de Hong Kong também contribuiu para o custo alto da cidade.

Chocolate sem gosto O chocolate é provavelmente a guloseima mais popular do mundo. E parece que pouca gente resiste a esta iguaria – o consumo chega a mais de 7 milhões de toneladas anualmente. É quase 1kg para cada pessoa que habita o planeta. Mas este apetite tem efeitos colaterais sinistros, como vários documentários, incluindo The Dark Side of Chocolate (2010), já apontaram. A indústria do chocolate vem sofrendo pressão há muito tempo para resolver questões éticas e de sustentabilidade, como o desmatamento e o uso de trabalho infantil na colheita do cacau, de onde vem a delícia.

Herança de Hitler Por incrível que pareça, tudo indica que ele não tinha uma grande fortuna. Muitos estudiosos não concordam com isso, afirmando que todo a fortuna dele não estaria registrada. A questão é que tendo uma fortuna ou não, ele afirmou para quem ficaria esse valor, cujo número não sabemos qual é. Em sua carta de suicídio, escrita um dia antes de se matar, ele disse: “O que possuo, pertence – se tiver algum valor – ao Partido, se este já não existe, ao Estado, se o Estado também for destruído, nenhuma outra decisão minha é necessária”.

Telemarketing Um homem da Grã-Bretanha mudou seu nome para Tim Pppppppppprice para dificultar a pronúncia dos operadores de telemarketing.

©