Surprising_Shots/Pixabay
- Heraldo Palmeira
Mais uma revolução no mundo corporativo foi construída pela pandemia: o chamado Anywhere Office (escritório em qualquer lugar), modelo autoexplicativo. Sim, em muitos segmentos não é mais necessário ter um endereço fixo para manter a atividade da empresa e os empregados amontoados.
Com isso, as pessoas podem cumprir suas jornadas dentro de um novo planejamento profissional que junta abertura para novas experiências, onde qualidade de vida tem papel importante. O melhor, tudo isso pode ser vivenciado a partir de decisão do funcionário, que tem liberdade de escolher lugares tão distintos como casa, hotel, biblioteca, cafeteria, parque, escritório compartilhado. Claro, a empresa precisa estar equipada com ferramentas adequadas para suportar essa realidade de nômades digitais trabalhando em qualquer lugar e por períodos flexíveis em cada um.
Hoje, existem empresas especializadas que oferecem, como uma espécie de assinatura de serviços, centenas de espaços de trabalho ao redor do mundo. O cliente pode viajar à vontade e terá sempre um ponto de apoio se desejar um ambiente mais corporativo.
Esse novo modelo onde flexibilidade ganhou valor elevado nas relações de trabalho. Diversos estudos apontam que o trabalho remoto, ainda mais quando o empregado faz escolhas levando em conta sua vida pessoal, resulta em bons dividendos para o contratante, aumentando a produtividade e facilitando a retenção de talentos.
Qualquer empresa que pretenda seguir no mercado terá de compreender o fim das barreiras geográficas. Seus empregados podem continuar ilustres desconhecidos – aparecem apenas em reuniões virtuais esporádicas – e instalados em qualquer ponto do planeta. Chegará o tempo em que até mesmo aquela bodega da esquina poderá necessitar de interlocutores que jamais aparecerão diante do balcão.
Saiba mais