Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
23 de novembro de 2024

Dia dos Pais

Laurence Rouaultp/Pixabay

Dia dos Pais

  • Heraldo Palmeira

O Dia dos Pais é uma data móvel presente no calendário do mundo em meses diferentes. O Brasil é um dos únicos países que festeja a data em agosto – sempre no segundo domingo do mês. Em pelo menos 70 nações, a comemoração é no terceiro domingo de junho. Algumas outras festejam em 19 de março.

Tudo começou nos Estados Unidos, seguindo o mesmo caminho do Dia das Mães – também originado nos EUA por uma filha que quis homenagear a mãe. A data dedicada aos pais surgiu quando Sonora Luise Smart, uma americana do Arkansas, resolveu festejar o pai William Jackson Smart, agricultor que lutara na Guerra Civil e criou os filhos sozinho depois que a esposa morreu. A primeira vez foi em 19 de junho de 1910, marcando o aniversário de William. Até que em 1966 o presidente Lyndon Johnson oficializou a data no terceiro domingo de junho, aproveitando a característica desse dia da semana promover encontros familiares. “Padronizou no terceiro domingo, que até era um dia mais fácil das famílias estarem juntas e de vivenciarem o propósito do Dia dos Pais, que é justamente essa união, a comunhão. Como os Estados Unidos são um país que dita tendências, muitos países acabaram seguindo essa determinação deles”, afirma Sérgio Dantas, professor de marketing da Universidade Mackenzie.

No Brasil, a data foi criada em 1953 pelo publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo e da rádio Globo. Primeiro, no dia 16 de agosto, para coincidir com a celebração católica de São Joaquim, descendente do rei Davi, pai de Maria, a mãe de Jesus, e também parente de José, que se tornou esposo de Maria e pai de Jesus.

“O Dia das Mães já existia, então a ideia foi: por que não ter também um Dia dos Pais? E, aqui no Brasil, mais declaradamente, surgiu como uma ideia mercadológica, publicitária mesmo. Então muito ditado até mesmo para movimentar o comércio”, completa Dantas. E complementou o calendário das grandes datas comerciais (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal). Afinal, havia um grande espaço livre entre junho e outubro.

O dia 26 de julho já era consagrado a Sant’Ana e, por decisão do papa Paulo VI, passou a ser dedicado também a seu esposo São Joaquim e virou o Dia dos Avós. Entretanto, a data de agosto estava consolidada entre os comerciantes brasileiros, que haviam ganhado um novo período de vendas aquecidas. Assim, tudo foi ajustado para o segundo domingo, de forma a garantir similaridade com o Dia das Mães (segundo domingo de maio).

Alguns países celebram o Dia dos Pais em datas diferentes:

23 de fevereiro Rússia

19 de março Andorra, Bolívia, Espanha, Honduras, Itália e Portugal – dia também consagrado a São José, o pai de Jesus

17 de junho Canadá

21 de junho Grécia

2º domingo de junho Paraguai

3º domingo de junho Argentina, Estados Unidos, Peru e Reino Unido

2º domingo de agosto África do Sul

2º domingo de setembro Austrália

©