Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
7 de novembro de 2024

O tempo de tudo

Gerd Altmann/Pixabay

O tempo de tudo

  • Eduardo Nascimento

GIRAMUNDO OUVIU Hoje pela manhã tive uma conversa que me encheu de alegria com minha sobrinha, quase filha, Marina, sobre músicas que mudam nossas vidas. Eu mandei ontem à noite um vídeo tocando You Can’t Always Get what you Want, dos Stones e ela me disse da enorme importância que essa música teve em alguns momentos da vida dela, e que a ouviu pela primeira vez comigo.

Pois bem, depois de ler e reler a mensagem dela pensei em quantas músicas foram importantes em alguns momentos difíceis de nossa vida. No meu caso são muitas, talvez nas dezenas. Eu tenho essa mania de associar cada pessoa, evento ou lugar especial a uma música. Assim, a música desempenha na minha vida um papel sagrado de me dar respostas, me acalmar em momentos difíceis e alegrar as recordações alegres. Possivelmente é o meio mais forte de me comunicar com Deus.

E daí vieram lembranças e músicas que mudaram minha vida. Uma delas, Turn, Turn, Turn, dos Byrds, foi a primeira que me ocorreu. Era um momento daqueles em que achamos que nossas conquistam não condizem com nosso esforço ou merecimento.

Essa música, cuja letra basicamente transcreve a passagem, na Bíblia, do livro de Eclesiastes 3:1-8, com pequenas modificações poéticas, nos traz a mensagem de que para tudo na vida há um tempo, e, embora mais jovens, nunca estejamos dispostos a esperar esse tempo, acontece naturalmente e acabamos obtendo nossas conquistas no tempo certo – normalmente mais tarde do que desejamos.

*EDUARDO NASCIMENTO, financista e músico

Ouça aqui

©