Divulgação/Ferrari
Purosangue, o SUV da Ferrari
- Heraldo Palmeira
Existem carros e sonhos sobre rodas. Ao anunciar o primeiro SUV da sua história de glórias esportivas, a Ferrari certamente apresenta ao mercado um exemplar da segunda opção. Na verdade, um sonho acessível para pouquíssimos privilegiados. Ao anunciar seu novo supercarro a montadora foi direta: “A Ferrari criou um carro que combina o desempenho exclusivo do cavalinho rampante com o máximo de conforto e luxo”.
A Ferrari Purosangue pesa cerca 2 toneladas, tem motor aspirado V12 com 725 cavalos, câmbio no estilo Fórmula 1 (8 marchas) automatizado, quase 5 metros de comprimento e 1,6 de altura. Vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega a uma máxima de 310 km/h. É um 4×4 variável (a partir da 5ª marcha, torna-se 4×2 com tração traseira). É um carro totalmente novo, a primeira Ferrari de série com quatro portas – as traseiras abrem em posição invertida (suicida), com acionamento elétrico – e quatro lugares nos 75 anos de história da marca. O teto de carbono pode ser trocado por outro em cristal, que muda de opacidade em relação direta com a luminosidade do exterior.
O nome do carro foi escolhido em um brainstorm entre os diretores e “todos concordavam que esse veículo deveria manter intactas as características dos carros da Ferrari”, informou o diretor de marketing e comercial Enrico Galliera. A pré-venda “no escuro”, onde os clientes fecham a compra sem nenhuma informação ou imagem do produto, alcançaram “números recordes”, segundo a montadora.
O Purosangue deverá chegar às concessionárias europeias no primeiro trimestre de 2023. Nas Américas, a previsão é a partir de outubro. De início, apenas nas cores preto (Nero Purosangue), vermelho (Rosso Portofino), branco (Bianco Italia) e cinza (Grigio Titanio) estarão disponíveis, compondo um conjunto que deverá chegar a 20 opções.
Não dá para criar falsas expectativas, a Ferrari Purosangue é um modelo espetacular e traz no preço todos os fatores tradicionais dos produtos de alto luxo. Por isso, falando apenas da versão “básica”, a conversa começa em € 390 mil euros (R$ 2,01 milhões) na Europa, onde deverá chegar às concessionárias no primeiro trimestre de 2023. Nas Américas, somente no quarto trimestre. No Brasil, estima-se que o preço inicial fique na casa dos R$ 7,3 milhões. Uma oferta imensa de itens adicionais colocará ainda mais sal na conta – a expectativa da fábrica é que 99% dos compradores invistam muito em busca de personalização e exclusividade na hora da compra.
Que ninguém se engane: a Purosangue é apenas mais um superesportivo disfarçado de carro familiar, embora nem pareça tanto com um. Tanto que nem mesmo a montadora de Maranello está tratando a novidade como SUV, apenas mais um dos velozes e furiosos modelos exclusivos que produz. Para muitos especialistas, o carro pode estar abrindo um novo segmento de mercado. “Eu estou arrepiado. O Purosangue não é um SUV, mas um novo conceito de carro que antes não exista. É um veículo esportivo, como sempre construímos, mas com a característica dos quatro lugares, alto do chão e adaptado também para estradas de terra”, disse o CEO da Ferrari, Benedetto Vigna.
Saiba mais
https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/ferrari-purosangue-quatro-portas-e-motor-v12-suv/