Divulgação/Cadillac Celestiq
Super Cadillac em 2024
- Heraldo Palmeira
A primeira experiência da divisão Cadillac, a marca de alto luxo da General Motors, com carros totalmente elétricos está em fase de lançamento nos Estados Unidos: o Cadillac Lyriq, um EV (veículo elétrico) que faz parte do projeto global da montadora de assumir a liderança do mercado nesse segmento até 2025. Até lá, deverão chegar às concessionárias das diversas divisões da GM 30 modelos montados na novíssima plataforma Ultium de baterias, que promete carregamento rápido e acesso à rede elétrica por meio de tomadas domésticas comuns. Esse sistema propulsor tem custo cerca de 40% menor em relação aos atuais.
Contrariando a tendência seguida por diversas montadoras, a GM não pretende abandonar o segmento de sedãs que consagrou sua divisão Cadillac. Por isso, já anunciou outra grande estrela a caminho, o Celestiq, que chegará ao mercado em 2024 oferecendo um ambiente de lounge dentro da cabine de altíssimo luxo, onde pontuarão cinco telas, a maior com 55 polegadas para abrigar o painel de instrumentos e a central multimídia – cobrindo tudo que entendemos hoje como painel frontal, da porta do motorista à porta do carona.
Diante da reviravolta comercial provocada pelo irmão menor, o SUV crossover Lyriq – em fase de lançamento com as vendas iniciais esgotadas e enorme fila de espera para novas encomendas –, a Cadillac resolveu apressar a chegada do já anunciado magnífico Celestiq, cuja produção será feita à mão por um pequeno grupo de artesãos da fábrica.
Para oferecer um produto exclusivo como poucos, o comprador deverá “montar” seu carro fazendo escolhas com o revendedor escolhido e os designers da marca. Isso vai gerar um nível de personalização que aproximará de zero a possibilidade de saírem dois modelos iguais da linha de montagem. Será uma espécie de assinatura de cada proprietário. Tal nível de distinção deverá recolocar a marca norte-americana no nicho onde as europeias Rolls-Royce, Bentley e Maybach reinam absolutas, algo que irá muito além de simplesmente trocar tanques de gasolina por grupos de bateria.
Dotado de tudo que a indústria pode oferecer em desempenho e luxo, a produção deverá ser iniciada em dezembro de 2023. A expectativa é de que essa belezura chegue nas concessionárias com preço de entrada acima de US$ 300 mil (R$ 1,58 milhão) nos EUA. As encomendas já estão abertas para clientes que vivem por lá.
Saiba mais