Divulgação/FIFA
A bola das meninas 3
- Sylvio Maestrelli
Terminada a fase de oitavas de final da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2023, as zebras sumiram.
As oito equipes que chegaram às quartas de final obtiveram suas classificações com todos os méritos. A maior surpresa foi a Colômbia estar nesse seleto grupo, ela que é considerada a segunda força da América do Sul, atrás do Brasil. As colombianas conquistaram a vaga depois da vitória por 1×0 sobre as retrancadas jamaicanas, e mostraram sua força na fase de grupos também derrotando a Alemanha, bicampeã mundial, segunda do ranking da FIFA e uma das favoritas ao título.
Por falar em favoritismo prévio, os Estados Unidos, maior potência do esporte, primeira no ranking da FIFA e tetracampeã da modalidade – inclusive conquistando a última Copa, em 2019 – também acabaram eliminados, após uma suada disputa por pênaltis contra a Suécia, depois de um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Pela primeira vez o time norte-americano não fica entre os três primeiros colocados numa Copa A desculpa dada por jornalistas do país para a campanha irregular é que o time é jovem e inexperiente e há uma transição de jogadoras.
No duelo entre as outras equipes que já foram campeãs mundiais (uma vez cada), as japonesas bateram as norueguesas por 3×1, confirmando o momento superior que atravessam. Agora, o Japão é o único país campeão mundial que permanece na disputa. A única também, entre as oito classificadas, que só obteve vitórias no tempo regulamentar até aqui.
Nos outros encontros das oitavas as equipes africanas surpreenderam o mundo do futebol ao obterem classificação deixando para trás equipes com mais tradição, mas foram derrotadas pelas favoritas europeias. Marrocos caiu para a França com facilidade, por sonoros 4×0. África do Sul dificultou para a Holanda, mas perdeu por 2×0. E a Nigéria fez a favorita Inglaterra “comer grama” e só foi vencida nos pênaltis, após empate por 0x0 no tempo normal e na prorrogação. E nos confrontos tidos como mais equilibrados pelos especialistas, as perigosas anfitriãs australianas derrotaram com dificuldade as dinamarquesas por 2×0, enquanto a Espanha fez um grande jogo e goleou a sempre retrancada Suíça pelo placar de 5×1, desmontando o famoso ferrolho que também caracteriza o futebol masculino do país mais neutro do mundo.
A fase de mata-mata da Copa terá sequência a partir desta quinta-feira (dia 10), com os jogos das quartas de final e as disputas prometem empolgar os fãs de futebol. As
Dia 10 (quinta-feira): Espanha x Holanda
Dia 11 (sexta-feira): Japão x Suécia
Dia 12 (sábado): Austrália x França | Inglaterra x Colômbia
Os países vencedores passarão para a fase seguinte e vão disputar as semifinais.