Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
24 de novembro de 2024

A Semana 75

WorldSpectrum/Pixabay

A Semana 75

(Resumo de Mercado – 13 a 17 de novembro e perspectivas para a semana em curso)

Ibovespa: +3,5% | 124.773

O Ibovespa fechou em alta mais uma vez, acumulando ganhos de 3,5% em reais e 3,9% em dólares, aos 124.773 pts. Apenas 8 papeis do índice fecharam no vermelho. O movimento positivo veio na esteira de queda de juros futuros, impulsionando papéis sensíveis a juros como Magazine Luiza (MGLU3) que teve a maior alta em 23,3%. Na outra ponta, Raízen (RAIZ4) registrou a maior queda em -6,3%, após resultados do 3º trimestre.

Parte da alta do Ibovespa foi acompanhando os índices americanos, que subiram em mais uma semana com dados melhores do que esperado de inflação nos EUA. Os preços ao consumidor e produtor sinalizaram uma melhora, resultando em um otimismo com a proximidade do fim do aperto monetário e de corte de juros em 2024. Com isso, as curvas de juros americanas e globais se fecharam, com a taxa da Treasury de 10 anos caindo de 4,66% para 4,44%.

No cenário doméstico, destaque para sinalização de que o governo vai manter a meta de déficit zero para 2024, afastando o risco fiscal. O Ministério da Fazenda planeja agora focar na aprovação, pelo Congresso, de medidas para o aumento de receitas.

Balanços 3T23 A temporada de balanços do 3T23 chegou ao fim e, de todas as 83 empresas do Ibovespa, 35% superaram expectativas de EBITDA, 15% ficaram abaixo e 50% em linha; de receita, 35% das empresas reportaram acima das expectativas, 20% abaixo, e 45% em linha.

Dólar O Dólar fechou dia 17/11/2023 a R$ 4,8843 para a compra e R$ 4,8849 para a venda.

Perspectivas para a semana em curso

Cenário Internacional Na agenda internacional, os principais dados da semana estão concentrados na terça e quinta-feiras. Destaque para a ata do Comitê de Política Monetária dos EUA (FOMC), que será publicada na terça-feira. Além disso, na quinta-feira teremos a divulgação dos índices PMI de novembro nos Estados Unidos, Zona do Euro e Reino Unido. O índice reflete uma sondagem com empresários sobre as condições econômicas e de negócios nos países.

Cenário Nacional No Brasil, atenções voltadas para a política fiscal. Teremos a divulgação da arrecadação federal de tributos do mês de outubro, que deve continuar mostrando queda em termos reais. Além disso, espera-se a continuidade da discussão das medidas de aumento de arrecadação e a votação do relatório final do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. Conforme divulgado na imprensa, o governo manteve a meta de resultado primário zero, deixando uma possível revisão para o próximo ano.

Fonte

Valore-Elbrus (20.11.23)

(vinculada à XP Investimentos)

©