Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
21 de novembro de 2024

A Semana 88

Bru-nO/Pixabay

A Semana 88

(Resumo de Mercado – 25 a 28 de março e perspectivas para a semana em curso)

Ibovespa: +0,80% | 128.106 pontos

O Ibovespa fechou a semana em alta de 0,8% em reais e 0,6% em dólares, aos 128.106 pontos. Porém, o índice teve performance de -0,7% em março e -4,5% no trimestre, ambos em reais, abaixo do desempenho dos mercados globais, que tiveram mais um mês positivo e sobem 7,7% no ano.

Lá fora, os mercados americanos também terminaram a semana e o trimestre no positivo. O S&P 500 registrou sua melhor performance em um 1° trimestre em 5 anos, subindo 10,2%. Nvidia (+82,5%) foi o principal fator de alta do índice.

Ações Na semana, as maiores altas da bolsa brasileira foram São Martinho (SMTO3, +9,3%), que subiu após anúncio do programa de recompra de ações, e 3R Petroleum (RRRP3, +9,1%), seguindo a alta de +2,4% no Brent.

Já as maiores quedas foram Petz (PETZ3, -11,9%), impactada por movimento técnico, e CVC (CVCB3, -11,0%), que reportou resultados fracos no 4T23.

No Brasil, a temporada de resultados do 4T23 se aproxima do fim. Até o momento, 80 (das 83) empresas do Ibovespa reportaram, com 45% superando estimativas de lucros com uma surpresa de -11%, de acordo com dados do Bloomberg.

Dólar O Dólar fechou a semana em alta de 0,3%, aos R$ 5,01/US$.

Juros A curva de juros encerrou em alta, principalmente a partir da metade da curva. O DI jan/34 abriu 5bps, aos 11,04%.

Perspectivas para a semana em curso

Cenário Internacional O grande destaque vai para os dados de mercado de trabalho nos EUA que serão divulgados. Na terça-feira, a oferta de empregos (JOLTS). Na quarta-feira, a criação líquida de empregos no setor privado (ADP). Na sexta-feira, o relatório de emprego (payroll). Na Zona do Euro, destaque para a divulgação dos dados de inflação ao consumidor de março na quarta-feira, inflação ao produtor de fevereiro na quinta-feira e vendas no varejo de fevereiro na sexta-feira. Também será semana de divulgação dos PMIs de março no Japão, China, Estados Unidos, Zona do Euro e Reino Unido – o índice PMI é uma sondagem com empresários sobre as condições econômicas e de negócios nos países.

Cenário Nacional As discussões sobre medidas fiscais (Perse, desoneração de municípios) devem ditar o humor dos mercados. As projeções de inflação poderão cair um pouco, refletindo a MP do setor elétrico enviada hoje ao Congresso Nacional. Teremos também agenda repleta de indicadores econômicos. Na terça-feira, o Banco Central divulgará as estatísticas de crédito de fevereiro, onde teremos informações relativas às concessões de crédito e inadimplência de empresas e famílias. Na quarta-feira, será a vez do IBGE publicar a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) de fevereiro, após surpresa positiva em janeiro. Na quinta-feira, o BCB também tornará públicas as estatísticas de setor externo de fevereiro. Na sexta-feira, será a vez da publicação da nota de estatísticas fiscais também do último mês, cuja expectativa é de mais um forte déficit.

Fonte Valore-Elbrus (vinculada à XP Investimentos) | 01.04.24

©