Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
7 de novembro de 2024

A Semana 93

Gerd Altmann/Pixabay

A Semana 93

(Resumo de Mercado – 27 a 31 de maio e perspectivas para a semana em curso)

Ibovespa: -1,8% | 122.098 pontos

O Ibovespa atingiu uma nova mínima na semana mais curta, caindo 1,8% em reais e 3,4% em dólares, fechando em 122.098 pontos. No mês de maio, o índice fechou com queda de 3,0% em reais e 3,4% em dólares.

Em termos globais, os destaques foram o Livro Bege, sinalizando que a atividade econômica dos EUA continuou a se expandir desde o início de abril até meados de maio, o que reduziu as expectativas de cortes de juros, mas foi um pouco amenizado pelo PCE, divulgado na sexta-feira, vindo em linha com o consenso.

No âmbito doméstico, o foco foi o IPCA-15 de maio. Apesar de ter vindo abaixo das expectativas, o mercado ainda se mantém cauteloso em relação a postura do Banco Central do Brasil com os cortes da Selic diante da desancoragem das expectativas de inflação.

Ações A principal vencedora foi Petrobras (PETR3: +6,2%; PETR4: +6,0%), indo na contramão do preço do Brent, que se desvalorizou em 0,6%, e se recuperando desde o anúncio de troca de comando na estatal.

A principal perdedora foi Yduqs (YDUQ3: -11,2%), com as expectativas de inflação desancorando, pressionando o setor de Educação como um todo, que devolveu as altas da semana anterior.

Dólar O Dólar fechou em alta de 1,5%, aos R$ 5,25/US$.

Juros A curva de juros encerrou a semana em alta, principalmente nos vencimentos mais longos. O DI jan/34 abriu 12 bps, aos 11,81%.

Perspectivas para a semana em curso

Cenário Internacional Nos Estados Unidos, as atenções se voltarão aos dados de mercado de trabalho referentes a maio. O nonfarm payroll, principal relatório de emprego do país, será divulgado na sexta-feira. Ademais, a pesquisa de oferta de empregos (JOLTS) será publicada na terça-feira, enquanto a criação líquida de empregos no setor privado (ADP) será conhecida na quarta-feira. Também em destaque, o Banco Central Europeu anunciará sua decisão de política monetária na quinta-feira, com expectativa de início do ciclo de corte de juros. Na China, os dados da balança comercial de maio serão divulgados na sexta-feira.

Cenário Nacional Destaque para a divulgação do PIB do 1º trimestre na terça-feira. Do lado da oferta, prevemos crescimento para os três grandes setores. A agropecuária se recuperou após a queda registrada no 4º trimestre. O setor de serviços ganhou ímpeto no último trimestre, enquanto a indústria deve apresentar tímido crescimento, com sinais mistos entre seus componentes. Do lado da demanda, destaque para o consumo das famílias resiliente e a recuperação dos investimentos. Na quarta-feira, o IBGE publicará a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) de abril, para a qual estimamos contração moderada. Por fim, na quinta-feira a balança comercial de maio será divulgada pelo MDIC.

Fonte Valore-Elbrus (vinculada à XP Investimentos) |03.06.24

©