Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
21 de novembro de 2024

Alzheimer pelo nariz?

Reprodução/Instagram

Alzheimer pelo nariz?

  • Heraldo Palmeira

Quem vê a foto (acima) da nutricionista australiana Amie Skilton, de 42 anos, não imagina que essa mulher passou por uma experiência rara e complexa. Ela sofreu graves crises de demência, a ponto de esquecer o próprio nome. No caso dela, o mofo está sendo acusado de ser o grande vilão.

Amie e o marido mudaram para a costa leste da Austrália em 2016 – ela acabara de participar de uma corrida de rua nos EUA e apresentava ótimas condições da saúde –, região de clima úmido. Em pouco tempo, houve uma infestação de mofo em diversas residências do local, inclusive a do casal, e ela passou a apresentar supostos sintomas da doença de Alzheimer.

Com visível declínio nas funções cerebrais, a mulher enfrentou alergias progressivas, aumento de peso em poucos meses, dificuldade de concentração nos afazeres mais simples, confusão para decidir que roupas vestiria e fadiga. Quando chegou ao ponto de esquecer o próprio nome no momento de preencher um formulário, resolveu buscar ajuda especializada.

O neurologista procurado por Amie diagnosticou Alzheimer inalatório ou Alzheimer tipo 3, causado pelo bolor e capaz de gerar problemas inflamatórios e danos aos órgãos. – a paciente faz parte de um raro grupo de pessoas vulneráveis às toxinas liberadas pelo bolor, cujo foco estava sob o carpete da casa em que vivia. Ela terminou mudando de residência e passou por tratamento que a deixou novamente saudável.

Mas há controvérsias a respeito do diagnóstico. Diversos especialistas rejeitam que o mofo seja uma causa do Alzheimer, um tipo comum de demência, mas não o único existente. É importante lembrar que (Alzheimer) é uma doença agressiva, sem cura e que normalmente se manifesta na velhice.

A geriatra Fátima Knappe, especialista no assunto, discorda que a inalação do mofo seja causa para essa doença: “Existe a doença de Alzheimer e existem outras demências que podem causar o esquecimento […] o uso (Alzheimer inalatório) é inapropriado, visto que mofo não causa Alzheimer”, explicou.

É provável que a Amie tenha sofrido intoxicação por algum agente externo, já que toxinas diversas, inclusive presentes no mofo, comprovadamente podem levar a casos de demência reversível.

Saiba mais

©