0fjd125gk87/Pixabay
- Heraldo Palmeira
Em um mundo onde as pessoas cada vez mais evitam contato presencial, a aceleração digital já era realidade que vinha transformando processos e comportamentos. A pandemia da Covid-19 tratou de ampliar de forma exponencial esse cenário ao impor mudanças radicais na operação de todos os segmentos econômicos relevantes. O sistema bancário foi um dos mais afetados por essa remodelação, dada sua importância no cotidiano de qualquer lugar do mundo.
Partindo desse conjunto de novas experiências, o próximo passo mundial dos bancos já tem nome e sobrenome: serviços no modelo “full digital”. Essa transformação radical pretende tornar a jornada do relacionamento com clientes cada vez mais personalizada, rápida e, com o auxílio da Inteligência Artificial (IA), buscar a mesma sensação do atendimento presencial.
Um exemplo full digital que está causando sensação foi implantado pela IBM e o State Bank of India, maior banco do país, alcançando 64 milhões de downloads do aplicativo e 9 milhões de acessos diários. Partindo do fato de que a Índia tem 60% de sua imensa população com menos de 35 anos, as duas empresas criaram uma plataforma inteligente totalmente dedicada à experiência do cliente, que deu origem ao YONO (You Only Need One), banco digital que conecta de ponta a ponta produtos e serviços financeiros, mercado on-line com produtos sob medida para o estilo de vida dos parceiros e análises capazes de suportar essa transformação na forma de fazer negócios.
Saiba mais