Divulgação/Cadillac
Cadillac no Brasil?
- Heraldo Palmeira
Na base de um projeto gigantesco para assumir a liderança do mercado global de carros elétricos – e desbancar a Tesla – até 2025, a General Motors promete apresentar 30 veículos como resultado de um investimento de US$ 35 bilhões (R$ 178,8 bilhões). Além disso, a montadora começa a alterar para baixo sua tabela de preços, já que o mercado americano ainda não adotou para valer os EV (carros elétricos), já que seus custos de aquisição ainda são elevados para o consumo de massa.
Essa avançada geração de veículos será montada na novíssima plataforma BEV 3 da GM, desenvolvida no conceito modular e impulsionada pelo sistema Ultium Drive e baterias Ultium – promete carregamento rápido, inclusive em tomadas domésticas comuns. Esse conjunto mecânico e tecnológico deverá servir de base para todos os veículos das marcas da montadora, inclusive a luxuosa linha Cadillac.
O primeiro modelo com plataforma Ultium é o Cadillac Lyriq, em fase de lançamento nos Estados Unidos, um SUV de linhas belíssimas, cuja missão é manter o elevado grau de desejo que caracteriza a marca: rodar macio em ambiente de muito luxo. O preço do modelo de entrada é US$ 69,9 mil (R$ 357,1 mil).
Mesmo sem o anúncio oficial, já não é novidade que a GM América do Sul analisa com grande interesse trazer a marca Cadillac para o Brasil, pois é consenso que o projeto global de carros elétricos da companhia exige uma diversificação da linha de produtos que ainda não existe no país. Aqui, o novo tempo elétrico prometido pela GM começa com a chegada em breve dos modelos Blazer e Equinox totalmente elétricos.
Caso a Cadillac venha mesmo para o Brasil, a estratégia deverá ser montar concessionárias exclusivas em praças estratégicas e contar com o suporte da rede Chevrolet, já que a nova plataforma permite a mesma assistência básica para todos os modelos.