Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
3 de dezembro de 2024

É outono

Valiphotos/Pixabay

É outono

  • Heraldo Palmeira

“As folhas que caem em direção à minha janela | As folhas de outono vermelhas e douradas” (Jacques Prévert)

O Outono chega depois do verão e antes do inverno. O sinal mais marcante da estação está na queda de folhas das árvores, que ficam secas e apresentam tons amarelados, avermelhados, dourados, âmbar… Esse desfolhar é um mecanismo de autoproteção das plantas em razão dos dias mais curtos, onde há diminuição da incidência de luz solar e da produção de clorofila.

Como a maior parte do seu território está na zona tropical do planeta, o Brasil tem um outono com características mais difusas. Somente na Região Sul, única com clima subtropical, as quatro estações são bem definidas, e em alguns pontos da Região Sudeste seus traços também são mais nítidos.

Tida como estação de transição, é o período em que ocorrem mudanças climáticas com incidência de ventos, aumento do volume de chuvas, nevoeiros matinais, redução da umidade do ar, geadas e até precipitação em forma de neve – em muitos países a primeira neve ocorre ainda no outono. A temperatura vai ficando mais amena, num processo de redução gradativa até o inverno que virá em seguida. Para fugir do frio que chegará em breve, muitas espécies de pássaros e de alguns outros animais iniciam suas rotas de migração em busca de locais mais quentes do planeta.

O outono também é conhecido como a estação das frutas, porque coincide com o início da colheita em diversos pontos do mundo – destaque para a grande variedade de frutas. Da mesma forma que acontece no inverno, não é raro (no outono) ocorrerem veranicos, fenômenos climáticos caracterizados pelo aumento anormal da temperatura e que duram alguns dias.

Período O primeiro dia do outono é chamado de equinócio, do latim aequinoctium [aequus (igual) e noct (noite): noites iguais], fenômeno que ocorre quando os raios do Sol incidem perpendicularmente à linha do equador, fazendo com que o dia e a noite tenham durações praticamente iguais – antes que os dias fiquem mais curtos e as noites mais longas à medida que o inverno se aproxima.

Hemisfério norte É a metade setentrional do globo terrestre, onde a estação começa entre os dias 22 e 23 de setembro e termina entre 21 e 22 de dezembro. Também é conhecido como outono boreal.

Hemisfério sul É a metade meridional do globo terrestre, onde a estação começa entre os dias 20 e 21 de março e termina entre 20 e 21 de junho. Também é conhecido como outono austral.

As quatro estações do ano Outono, inverno, primavera e verão são resultado do movimento de translação da Terra, uma volta completa do planeta em volta do Sol e que dura 365 e seis horas. Essas (seis) horas excedentes geram, a cada quatro anos, um dia a mais que é acrescentado ao fim de fevereiro, caracterizando o ano bissexto.

Veja aqui Autumn Leaves   https://www.youtube.com/watch?v=Gnp58oepHUQ

Ouça aqui Outono https://www.youtube.com/watch?v=nNH1uZetbro

*Outono faz parte de As Quatro Estações, quatro concertos para violino e orquestra compostas pelo italiano Antonio Vivaldi.

©