Michael4Wien/Pixabay
Fórmula 1 em crise?
- Heraldo Palmeira
O francês Alain Prost é considerado um dos maiores pilotos da história do automobilismo. Colaborador do jornal francês dedicado ao esporte L’Équipe, afirmou em edição recente de sua coluna que a grande maioria das equipes da Fórmula 1 está em crise.
Tetracampeão mundial da categoria e ex-chefe de equipe, Prost é figura respeitadíssima nos paddocks, também lembrado pelos duelos memoráveis travados nas pistas com Ayrton Senna – de quem foi, nesta ordem, companheiro de equipe, rival histórico, inimigo pessoal e, por fim, grande confidente.
O agora cronista esportivo só poupou a escuderia inglesa Aston Martin. “É um início de temporada estranho. Para onde quer que você olhe, pode ver que as coisas não estão indo bem e que, de certa forma, já é uma crise. E uma crise em todos os níveis, seja você grande ou pequeno. E existem, é claro, as equipes de fábrica ou históricas que estão sofrendo, como a McLaren, que não apenas não está se reconstruindo, mas vem despencando. Há a Alpine, cuja recuperação ainda é muito lenta. Há a Mercedes, que persiste no seu conceito reconhecidamente inovador, mas que obviamente não funciona”, escreveu.
Falando a respeito da líder do campeonato Red Bull, apontou um ponto complexo: “Seu sistema de favorecer um único piloto, Max Verstappen, que funcionou tão bem, está mostrando seus primeiros sinais de falha. Sergio Perez, agora consolidado na equipe, está descobrindo que pode vencer e não está mais disposto a fazer concessões para ficar”. Prost acredita que, mesmo mantendo a liderança, as próximas semanas serão cruciais para a equipe, inclusive pelo esforço de evitar esse choque de estrelas que poderá comprometer o projeto para a temporada.
Ao se referir à sua ex-equipe Ferrari, afirmou que “ao decidir trazer sangue novo e uma cabeça nova, estrangeira ainda por cima, não tem hoje os resultados que gostaríamos. E eles não chegarão imediatamente”.
A temporada de 2023 mal começou, muita gasolina ainda vai ser queimada, haja asfalto para comer pneu, pode haver óleo na pista, mas a disputa promete. Foi dada a largada!
Saiba mais
https://www.autoracing.com.br/alain-prost-todas-as-equipes-em-crise-exceto-a-aston-martin/