Divulgação/Third Man Records
- Eduardo Nascimento
GIRAMUNDO OUVIU Menos de 3 meses após lançar o ótimo Fear of the Dawn, o músico, cantor e produtor musical de rock norte-americano Jack White lança um novo álbum totalmente diferente e bem intimista, com muitos violões e pianos acústicos.
Entering Heaven Alive mistura uma sonoridade de rock de garagem embalada no falso veludo do blues. Traz 11 músicas de ótima qualidade e que combinam muito bem entre si. Nenhuma surpresa para alguém que já ganhou 12 Grammys. Vale deixar o álbum tocando do começo ao fim. O trabalho foi produzido, gravado, mixado e editado pelo próprio White, com ajudas de Joshua V. Smith e Ben Skibbe, que fizeram a engenharia e mixagem, cabendo a masterização de todo o álbum a Skibbe.
White toca violão, guitarra, baixo, bateria, piano, Wurlitzer, Melotron, Hammond e sintetizadores, com participação eventual de músicos da sua banda, o que mostra a grande maestria musical desse gênio. Tudo é muito bem executado num arco musical que vai desde baladas folk tratando de nossas inquietações com amores e o cotidiano, até baladas no estilo valdeville e rocks com pegada inglesa e sotaque country.
Algumas canções remetem a baladas acústicas dos anos 60 no estilo The Byrds, passando por Led Zeppelin, The Doors. Até John Lennon parece sobrevoar esse disco. São muitas pistas e cada um vai ouvir essas e muitas outras influências. Love is Selfish, A Tree on Fire from Within e A Madman from Manhattan merecem atenção especial.
Entering Heaven Alive deixa no ar a certeza de que White continua sendo um dos mais criativos e completos músicos do rock, e que sua obra ainda não foi apreciada em sua plenitude como deve ser. Isso parece ser algo para a história resolver. Por ora, o artista, que ganhou fama mundial com o duo The White Stripes, formado com a baterista Meg White, segue prolífico, envolvido em diversos projetos e trabalhando em sua própria gravadora Third Man Records, fundada em 2001 na cidade de Detroit, Estados Unidos.
*EDUARDO NASCIMENTO, financista e músico
Ouça o álbum aqui