Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
21 de novembro de 2024

Calendário esportivo 2023

Michal Navrat/Pixabay

Calendário esportivo 2023

  • Sylvio Maestrelli

Depois de um ano muito movimentado nos esportes, inclusive com a Copa do Mundo 2022 e a perda do Rei Pelé, vamos iniciar 2023 com o mundo girando e suando nas mais diversas modalidades esportivas. Não vão faltar disputas individuais e coletivas para a gente torcer e se divertir à beça!

Além da cobertura tradicional, o Giramundo vai estar com atento para onde houver brasileiros competindo. Surfe, Fórmula 1, basquete, vôlei, ginástica, futsal, skate estarão aqui com as principais informações e também nossos comentários. Vamos que vamos!

Para você não perder nenhum lance, sugerimos anotar na sua agenda algumas das diversas competições importantes que serão disputadas no decorrer de 2023 – sairão de algumas os classificados para as Olimpíadas de Paris 2024.

Janeiro Para os fanáticos por futebol, é possível ver em campo os atores principais do futebol brasileiro do futuro, pois joga-se no Estado de São Paulo a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a popular Copinha, torneio com a presença de 128 clubes de todos os estados brasileiros. Esse campeonato anual revela craques para nossos times profissionais. Neste ano, a disputa é na categoria Sub-20. Passaram por ele jogadores como Falcão, Robinho, Pintinho, Raí, Rogério Ceni, Dida, Luizão, Fred, Jardel, Dener, Djalminha, Edinho, Neymar, Marcelinho Carioca e muitos outros. Atualmente, sua estrela mais reluzente é Endrick, que despontou no Palmeiras e já foi negociado com o Real Madrid – o jogador tem 16 anos e, como determina a legislação brasileira, permanecerá no clube de origem até completar 18 anos, quando finalmente deverá seguir para a Espanha. A final ocorre sempre no dia 25, aniversário da capital paulista. Teremos também o Mundial de Handebol Masculino (Polônia/Suécia) – pré-classificatório para os Jogos Olímpicos de 2024 – e o primeiro torneio do Grand Slam de Tênis (Australian Open), em Melbourne, onde Novak Djokovic tem imperado. No futebol profissional, na segunda metade do mês, haverá o início dos tradicionais Campeonatos Estaduais por todo o Brasil, com términos previstos para abril. Também começará o melhor torneio regional de clubes do país, a Copa do Nordeste, popularmente conhecida como Lampions League e sempre repleta de jogos emocionantes e pegados, em razão das rivalidades regionais.

Fevereiro Duas grandes atrações esportivas estão reservadas. Uma é a final do Super Bowl, nos EUA, evento bilionário que decide o campeonato do futebol americano, que ocorrerá no dia 12, em Glendale, Arizona. Outra, mais importante para nós brasileiros, é o Mundial de Clubes no Marrocos, onde o Flamengo será o representante sul-americano e tentará derrubar o campeoníssimo Real Madrid, caso os dois times se classifiquem para disputar a grande final. Também teremos, no futebol: o início da Copa do Brasil, segundo campeonato em importância no país. A primeira fase, eliminatória em jogos de ida e volta, da Libertadores da América – final prevista para 11 de novembro, ainda sem local definido pela CONMEBOL. Começo do Brasileirão Feminino, cada vez mais encorpado tecnicamente e conquistando público. No Velho Continente, o reinício – após a interrupção em razão da Copa do Mundo do Catar – da Champions League (final dia 10 de junho em Istambul) e da Liga Europa (final dia 31 de maio em Budapeste).

Março Terá início o Campeonato Mundial de Fórmula 1, cujo último grande prêmio do ano ocorrerá em novembro. Começam as Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026. Esse Mundial, que será disputado nos EUA, México e Canadá, tem 211 países inscritos nessa fase qualificatória. Além dessa competição, terá início a Copa Sul-americana de Clubes, com final prevista para 28 de outubro, ainda sem local definido. E para quem curte o basquete da melhor qualidade, teremos o “March Madness” (loucuras de março), onde ocorrem as semifinais e a final do Campeonato Norte-americano de Basquete (NCAA). Foi nesse torneio que surgiram lendas como Michael Jordan, Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbah, LeBron James e outros supercraques desse esporte.

Abril Para quem curte bola ao cesto a sequência é espetacular. Teremos os playoffs da NBA, a liga profissional de basquete norte-americano, onde atuam os maiores craques do planeta. O Golden State Warriors, de Kyle Thompson e Stephen Curry, é o time a ser batido na temporada. A série final (de até sete jogos) será realizada na primeira semana de junho. No futebol, teremos o começo de mais um Brasileirão, com o Palmeiras tentando defender seu título de atual campeão. Os amantes da sinuca (o “snooker de 15 bolas vermelhas”), em Sheffield, Inglaterra, teremos na segunda quinzena do mês mais um Mundial, com feras como Ronnie O’Sullivan, Judd Trump, Mark Selby e outros grandes jogadores rolando as bolinhas coloridas para as caçapas.

Maio Raquetes e bolinhas farão a festa nesse mês. Na França, teremos o segundo torneio do Grand Slam (French Open), nas quadras de saibro de Roland Garros, a preferida do especialista Rafael Nadal. Em Dubai, o Mundial de Tênis de Mesa, individual e por equipes, com o mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano entre os favoritos, tentando aprontar para os quase insuperáveis chineses. Também será dada a largada do Mundial Sub-20 Masculino, na Indonésia – cuja final será dia 11 de junho.

Junho Primeiros jogos eliminatórios da Champions League, temporada 2023-2024, que terá sua final em Wembley (Londres, Inglaterra) em junho de 2024, e da Liga Europa, que terá sua decisão em Dublin (Irlanda), em maio de 2024. E poderemos também assistir às semifinais e à final da Liga das Nações da UEFA, que tem como classificados a Holanda, a Itália, a Croácia e a Espanha, com final em Rotterdam (Holanda) dia 18. Uma boa oportunidade para vermos se a Squadra Azzurra renascerá.

Julho Será o mês do voleibol. Teremos a realização das duas Ligas das Nações (masculina e feminina), respectivamente na Polônia e EUA, excelentes oportunidades para medir o estágio técnico das renovadas Seleções Brasileiras. No tênis, a disputa pelo troféu mais cobiçado da modalidade: na grama de Wimbledon (Londres), o terceiro dos quatro torneios que compõem o Grand Slam. No futebol, a Copa do Mundo Feminina será disputada na Austrália e Nova Zelândia, com nosso time “correndo por fora” e podendo surpreender.

Agosto Flushing Meadows (Nova York) receberá o US Open, quarto e último torneio de tênis do Grand Slam. E a partir do dia 25, com final prevista para 10 de setembro, rolará na Ásia (Filipinas, Indonésia e Japão), o Campeonato Mundial de Basquete Masculino, que dará vagas para as Olimpíadas 2024. Promete ser um torneio duríssimo, já que muitas seleções (mais de dez) se nivelam. Vale a pena ver as grandes estrelas da NBA jogando por seus países (Doncic pela Eslovênia, Antetokounmpo pela Grécia, Jokic pela Sérvia e Campazzo pela Argentina).

Outubro A grande pedida no futebol será a Libertadores Feminina, que será disputada na Colômbia e terá a participação de três equipes brasileiras: Palmeiras (atual campeã), Corinthians (campeã nacional) e Internacional. Manteremos nossa hegemonia? Também rolará o Mundial de Vôlei de Praia – duplas masculinas e femininas – em Txacala, no México, com final no dia 15. As campeãs vão a Paris, para os Jogos Olímpicos de 2024.

Novembro Teremos na Escandinávia (Dinamarca, Suécia e Noruega) o Campeonato Mundial de Handebol Feminino, com a presença da Seleção Brasileira. E também os ATP Finals (em Turim, Itália), torneio de tênis onde os oito tenistas mais bem ranqueados da temporada se enfrentam em quadra rápida.

©