Por Heraldo Palmeira
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22 de novembro de 2024

O primeiro Cadillac 100% elétrico

Divulgação/Cadillac

O primeiro Cadillac 100% elétrico

  • Heraldo Palmeira

Estão cada vez mais firmes os rumores de que a Cadillac, divisão que fabrica os carros de luxo da General Motors, pretende desembarcar no Brasil. A operação faria parte do grande projeto global da GM de liderar o mercado de EVs (veículos elétricos) até 2025 e traria a linha tradicional de sedãs e SUVs, acrescida da nova estrela da companhia, a linha de carros 100% elétricos montada sobre a novíssima plataforma BEV 3, impulsionada pelo sistema Ultium Drive e baterias Ultium de última geração – esse sistema (plataforma de montagem, motorização e alimentação) deverá ser utilizado em todas as divisões da fábrica.

Esse pioneirismo no mercado EV honra a história da marca, que deve seu nome ao aventureiro francês Antoine Laument. Ao adotar nova identidade quando chegou no Novo Mundo, declarou-se Antoine de Lamothe, senhor de Cadillac. Logo em seguida, iniciou sua vida na então colônia como caçador e comerciante de peles e álcool, e logo assumiu cargos administrativos importantes durante a colonização francesa. Assim, em 1701 terminou fundando o Fort Pontchartrain du Détroit, que se transformou na cidade de Detroit, foi berço e sede da indústria automobilística norte-americana.

O primeiro modelo EV da Cadillac é o Lyriq, um SUV crossover (combina estilos de carros de segmentos diferentes) de linhas belíssimas que promete rodar macio e silencioso num ambiente de muito luxo. O carrão tem 5 metros de comprimento – maior que concorrentes europeus da Audi, BMW e Mercedes –, tração traseira com opção Performance (4×4), tecnologia avançada de cancelamento de ruído externo, sistema de som AKG com 19 alto-falantes (inclusive nos encostos de cabeça), tela curva de 33 polegadas para abrigar a central multimídia e o painel de instrumentos, tudo isso completando um acabamento considerado dos mais sofisticados já oferecidos pela marca. Quando o dono se aproxima, o carro prepara a cabine ajustando temperatura, retrovisores e posição do assento. Na versão 4×2 promete autonomia ao redor de 500 km. O preço do modelo de entrada é US$ 69,9 mil (R$ 376 mil).

A estratégia da Cadillac de sair na frente tem todo sentido, já que sua grande rival, a divisão Lincoln de carros de luxo da Ford já trabalha no ainda batizado Lincoln Star Concept, um SUV também 100% elétrico e com muitos elementos de minivan para garantir luxo e enorme conforto aos ocupantes.

Em fase de lançamento nos Estados Unidos e ainda sem nenhum exemplar entregue, o Lyriq 2023 provocou uma verdadeira revolução no departamento de vendas. Todas as unidades planejadas para fabricação até o fim do ano foram vendidas em 19 de maio, apenas quatro horas após a abertura do sistema de encomendas. Como se não bastasse, um fato novo chamou a atenção do mercado: o carro atraiu um número enorme de clientes mais jovens para uma marca tradicionalmente dominada pelo público a partir da meia-idade e com alto poder aquisitivo.

O primeiro Cadillac 100% elétrico parece ter aberto novas fronteiras. Quase 70% dos compradores do Lyriq estão estreando na marca e 68% dos que fecharam negócio fazem parte das chamadas geração X e geração Y.

Na verdade, a montadora percebeu o potencial do produto em março, quando registrou 233 mil pessoas previamente interessadas no carro. “A demanda dos clientes pelo Lyriq correspondeu às nossas expectativas e estamos ansiosos para superar suas expectativas quando eles receberem o seu exemplar”, festejou Michael Albano, diretor de comunicação da Cadillac.

A programação da GM é fabricar 25 mil exemplares do Lyriq até o fim do ano. Diante da demanda, a montadora abiu uma lista de espera nas concessionárias, com a chance de novas encomendas do Lyriq 2023 – somente quando o carro finalmente chegar ao mercado – ou, em último caso, o consolo de tentar comprar o modelo 2024. Seja qual for a opção, o interessado deverá pagar US$ 100 (R$ 538) com a garantia de que esse valor é reembolsável.

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