Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
7 de novembro de 2024

Pink Floyd canta pela Ucrânia

Imagem: Divulgação

Pink Floyd canta pela Ucrânia

  • Heraldo Palmeira

O Pink Floyd voltou aos estúdios para produzir Hey hey rise up, a primeira gravação de uma música inédita em 28 anos. Uma das maiores bandas de todos os tempos, hoje composta pelo guitarrista e cantor David Gilmour, o baterista Nick Mason (ambos da formação original), o baixista Guy Pratt e o tecladista e guitarrista Nitin Sawhney, vai destinar todos os resultados comerciais da canção para a ajuda humanitária na Ucrânia.

A música tem a participação especial do cantor ucraniano Andriy Khlyvnyuk, componente da banda Boombox – as imagens dele são de uma postagem nas redes sociais cantando Oh, the red viburnum in the meadow na praça Sofiyskaya, em Kiev. Trata-se de uma canção patriótica escrita em 1914 para homenagear aos Sich Riflemen, legião de fuzileiros ucranianos que lutaram durante a Primeira Guerra Mundial. Andriy interrompeu uma turnê pelos EUA para engrossar as fileiras militares da Ucrânia e lutar contra a invasão russa. A Boombox, que grava em ucraniano, russo e inglês não toca na Rússia desde 2014, em protesto contra a anexação da Crimeia.

Guy Pratt e Nitin Sawhney, os novos componentes do Pink Floyd, são dois dos maiores músicos ingleses cujos nomes estão registrados em projetos de Paul McCartney, Michael Jackson, Madona, Sting, Brian Eno, Jeff Beck, Bryan Ferry, Sinéad O’Connor, Joss Stone, Anoushka Shankar, Roxxy Music, London Symphony Orchestra, Cirque du Soleil…, sem contar trabalhos para cinema, televisão e literatura.

Pratt é casado com a filha do saudoso Richard Wright, tecladista da formação original do Floyd. Além disso, é o baixista contratado da banda desde 1987 e, desde então, também está presente em todos os trabalhos solo de David Gilmour.

Veja o clipe

©