Foto: Débora Pereira/Profissão Queijeira
Queijo com formiga ganha prêmio
- Heraldo Palmeira
O queijo brasileiro Taiada ganhou medalha de bronze no tradicional concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na cidade de Tours, França. Depois, voltou a encantar os franceses no Salon du Fromage de Paris.
Uma característica inédita é que ele junta ao sabor rústico, em razão do leite de excelente qualidade do rebanho gir com o qual é produzido, com as velhas e conhecidas formigas comestíveis içá, saúvas popularmente conhecidas como tanajuras e presente no cardápio do interior.
O Taiada é produzido na Estância Silvania, região de Caçapava, cidade paulista localizada no Vale do Paraíba entre as serras do Mar e Mantiqueira. A fazenda, que tem rebanho selecionado da raça gir, é certificada por respeitar o bem-estar animal e pelo leite com selo A2A2, que não desencadeia reações inflamatórias responsáveis por fermentação ou má digestão.
Segundo informação da empresa, o processo produtivo está em sintonia com as tendências de um futuro onde o combate ao sofrimento animal e a presença importante da proteína oriunda de insetos na gastronomia terão destaque.
Além da inclusão de formigas na receita do queijo, os animais da fazenda têm priorizados os comportamentos naturais, como pastar em liberdade para manter a convivência de rebanho e a distância de galpões de confinamento.
Saiba mais
https://paladar.estadao.com.br/blogs/so-queijo/queijo-brasileiro-com-formiga-fez-sucesso-na-franca/