Editora Mauad X/Divulgação
- Heraldo Palmeira
GIRAMUNDO RECOMENDA Está chegando às livrarias e demais plataformas o livro Sartre e a Imprensa, do professor, biógrafo e jornalista Dênis de Moraes, respeitado analista dos fenômenos da comunicação de massa. Lançamento da editora Mauad X.
Indo além do que propõe o título, o livro é uma espécie de “perfil do Sartre total”, conforme registrou o escritor José Paulo Netto na orelha da obra. Termina apresentando um olhar sem retoques, sem disfarces sobre o filósofo francês Jean-Paul Charles Aymard Sartre, um homem de Paris que se tornou um dos maiores intelectuais do século 20 espalhando seus sinais pelo mundo a partir do ambiente cultural da capital francesa. E da imprensa. Sartre e a Imprensa é “o retrato de corpo inteiro do último intelectual público do século XX”, complementa Netto.
Sua atuação no jornalismo foi uma saída que Sartre encontrou para transpor os limites da erudição e difundir seu pensamento para um público muito maior, inclusive em outras plataformas de mídia – articulista, correspondente, crítico literário, diretor de redação, editor, editorialista e radialista, sem contar as inúmeras entrevistas concedidas em rádio e TV.
Além dessa apaixonada dedicação ao jornalismo, Sartre foi uma personalidade apaixonante e polêmica que extrapolou os limites da filosofia para marcar presença sempre relevante em outros ambientes como biografia, cinema, ensaísmo, literatura, memorialismo e teatro. Nem mesmo a música escapou da sua pluralidade, onde chegou como letrista de canções da musa do existencialismo Juliette Gréco.