Governo da Espanha/Divulgação
Todos os corpos
- Heraldo Palmeira
O governo da Espanha, por meio do seu Ministério da Igualdade, iniciou uma ação inclusiva que se estende nas areias diante do mar: “Todos os corpos são corpos de praia”. A ideia é incentivar todas, independentemente do corpo, a aproveitar a praia. A ministra dos Direitos Sociais Ione Belarra foi direta: “Todos os corpos são corpos de praia, são para ser cuidados, respeitados e desfrutados”, postou em seu perfil no Twitter.
A imagem promocional da campanha, com o slogan “O Verão também é nosso”, está nas redes sociais e junta cinco mulheres com diferentes tipos de corpo, características físicas e idades – inclui uma mulher com a marca de uma mastectomia em topless aproveitando a praia.
A ministra da Igualdade Irene Montero é claríssima: “Todos os corpos são válidos e temos o direito de aproveitar a vida tal como somos, sem culpa ou vergonha”, reforçando que “O Verão é para todas”.
Apareceram vozes cobrando a inclusão de homens fora do chamado “padrão de beleza” na campanha. Já Cayo Lara, antigo líder político de esquerda, considerou a iniciativa “o cúmulo do absurdo” e um meio de tentar “criar um problema onde ele não existe. Diante das críticas, um partido de governança lançou uma resposta nas redes sociais: “Se os corpos incomodam, você pode ficar em casa tuitando”.
Saiba mais