Por Heraldo Palmeira
Los Angeles
Nova York
São Paulo
Lisboa
Londres
Fase da Lua
.
.
23 de novembro de 2024

Um farol de escuridão

Divulgação/Lionsgate

Um farol de escuridão

  • Heraldo Palmeira

GIRAMUNDO VIU Uma ilha desabitada na costa escocesa, por si só, já traz um certo calafrio pela ideia de que tudo pode acontecer longe dos olhos do mundo. É ali que está instalado um farol operado por uma equipe de três homens. Cada grupo cumpre jornada naquele isolamento absoluto em escalas de seis semanas. O desaparecimento de três faroleiros serve de inspiração para o filme O Mistério do Farol. O elenco tem ótimos atores, com a presença marcante de Gerard Butler. Disponível na Netflix.

A história real que deu partida ao roteiro ocorreu na ilha de Eilean Mor, a maior das sete que compõem o arquipélago de Flannan, a oeste da Escócia. O local sempre teve fama pelas superstições e se ergue acima do tempestuoso mar do Norte. Trecho traiçoeiro para os navegadores por causa das tormentas e nevoeiros, a construção de um farol foi a solução encontrada e iniciada em 1899.

Depois de uma obra cercada de dificuldades, um ano depois o farol estava em pleno funcionamento. Com 22,5 metros de altura, lançava um feixe de luz a cada 30 segundos que era visível a 24 milhas de distância. O equipamento foi automatizado em 1971 e permanece funcionando sem operadores na ilha.

O mistério teve início na parte final do ano de 1900 quando os faroleiros Thomas Marshall e James Ducat, mais o temporário Donald McArthur, chegaram à ilha para seu período de trabalho. Dias depois, um navio que passava na região durante a noite, sem conseguir contato via rádio com os faroleiros, reportou às autoridades portuárias que o farol estava apagado. Naquele período, o mar estava especialmente revolto e somente alguns dias depois uma equipe de resgate chegou ao local, onde não encontrou nenhum dos três empregados – que nunca mais foram vistos. A história deixou muitas lacunas e teorias conspiratórias que incluem até monstros marinhos, mantendo o interesse pelo caso até hoje.

Diante de tantas possibilidades narrativas, os roteiristas do filme tiveram liberdade para criar sua própria versão. A partir de uma descoberta feita pelos três faroleiros, depois que o cãozinho que vivia no lugar deu o sinal de alerta, tem início uma sequência de fatos que se misturam com o passado de cada homem, provocando profundo efeito psicológico e grande alteração no comportamento de todos. O resultado é um suspense crescente, do tipo que mantém o telespectador grudado na cadeira.

Saiba mais

https://www.youtube.com/watch?v=nmCbcKpqZLM

©